segunda-feira, 7 de outubro de 2013

AVISO IMPORTANTE PARA OS ALUNOS DA 2a. SÉRIE E REDS

- DATA DA TERCEIRA PROVA ANUAL:

23/10/2013

Qual o conteúdo que será cobrado na prova?

R: Guias de aula 17 a 24.
Mandamos as guias de aula para o email da sala e disponibilizamos para download nos últimos tópicos deste blog.
Mas qualquer dúvida, solicitem-nas por nosso email:

erinle3@yahoo.com.br


- NESTA DATA DEVEM SER ENTREGUES:

1) O estudo dirigido elaborado pela Monitora (procurar nos posts anteriores deste blog), as questões por ela elaboradas, respondidas.
Este trabalho valé até 2.0 (dois) pontos, de uma quarta nota anual;

2) Os alunos que desejarem já podem entregar o fichamento do livro TEORIAS DA CULPABILIDADE, do Cristiano Rodrigues, Ed. Lumen Juris, que também vale até 2.0 (dois) pontos, APESAR que esse trabalho nós receberemos até o dia 30/10/2013, quando fecharemos as notas e já agendaremos a AVALIAÇÃO OPTATIVA.

ATENÇÃO:

Os alunos que desejarem, podem apresentar o fichamento da obra NOVO SISTEMA JURÍDICO PENAL- UMA INTRODUÇÃO À DOUTRINA DA TEORIA FINALISTA, de Hans Welzel, na competente tradução feita pelo Prof. Cezar Roberto Bitencourt, Editora RT, EM VEZ DO FICHAMENTO DA OBRA TEORIAS DA CULPABILIDADE, ou seja, deixaremos ao critério do estudante escolher quais dessas obras deve fichar;

3) Lembramos que essa atividade do fichamento é apenas para aqueles alunos que perderam um dos estudos dirigidos anuais.

Aqueles alunos que fizeram TODOS os estudos dirigidos até agora, estão desobrigados de fazerem esse fichamento.

Como ainda estava faltando elaborar mais um estudo dirigido, PARA OS ALUNOS QUE FIZERAM TODOS OS ESTUDOS DIRIGIDOS ATÉ AGORA, optamos por apresentar o seguinte:

Façam uma RESENHA CRÍTICA (*vide nota abaixo) a respeito daquele material que mandamos por email da turma, envolvendo o indígena pataxó, Galdino, estabelecendo um link com os conteúdos estudados durante o ano letivo. Entreguem até o  dia 30/10/2013.

Esta atividade também valerá até 2.0 (dois) pontos;

4) Se algum aluno que tiver feito todos os estudos dirigidos, já tiver iniciado seu fichamento e quiser entregá-lo, também receberemos e atribuiremos nota, sendo que também valerá até 2.0 (dois) pontos;

5) Se algum aluno que perdeu DOIS estudos dirigidos até o momento, desejar fazer O FICHAMENTO + A RESENHA CRÍTICA, também receberemos e, desde que esses trabalhos tenham qualidade, atribuiremos para cada um, até 2.0 (dois) pontos;

6) Todos os trabalhos devem ser manuscritos (feitos à mão), pelo próprio estudante;

7) A data limite para entregar essas atividades TODAS é até o dia 30/10/2013.

...

ATENÇÃO!!!

Um estudante perguntou-nos por email, quantas páginas deve ter  a RESENHA CRÍTICA sobre o assassinato do indígena pataxó, Galdino (?).
Respondo: poucas. Se você fez todos os QUATRO estudos dirigidos anteriores, no máximo, CINCO folhas manuscritas.
Se não fez, NO MÍNIMO DEZ!
Porque temos de ser pragmáticos neste momento: quem trabalhou pouco durante o ano letivo, tem de mostrar mais serviço!
Att.
Prof. Greff.

...

Atendendo a pedidos, mais uma orientação:
O que é RESENHA CRÍTICA?
Vide:
 http://pt.wikipedia.org/wiki/Resenha_cr%C3%ADtica
"A resenha crítica não é apenas um resumo informativo ou indicativo. A resenha deve ser entendida como uma análise interpretativa e, por esse motivo, irá depender da sua capacidade de relacionar os elementos do texto lido com outros textos, autores e idéias sobre o tema em questão, contextualizando o texto que está sendo analisado.
Resenha crítica é uma descrição minuciosa que compreende certo número de fatos: é a apresentação do conteúdo de uma obra. Consiste na leitura, resumo, na crítica e na formulação de um conceito de valor do livro feitos pelo resenhista.
Ao elaborar uma resenha crítica deve-se procurar resumir o assunto, apontar as deficiências e/ou pontos que, sob a sua ótica, poderiam ser melhor trabalhados (lembre-se que tais pontos podem estar fora do escopo da obra analisada), sem entrar em muitos pormenores e, ao mesmo tempo, destacar os pontos fortes com ponderação e sem bajular. Como uma síntese, a resenha deve ir direto ao ponto, mesclando momentos de pura descrição com momentos de crítica direta.
Muita gente ainda fica em dúvida sobre a estrutura de uma resenha, e é claro que existem algumas sugestões que podem ser bastante úteis. Entretanto, deve-se pensar nessas sugestões de estrutura como um guia para a sua redação, e não como um formulário. O texto deve ser uno, fluído e suas opiniões devem estar dialogadas com as do autor resenhado ao longo do texto todo, e não apenas no final.
Sugere-se que a resenha não seja muito extensa, e que seja um texto corrido, isto é, não devem ser realizadas separações físicas entre as partes da resenha, como a subdivisão do texto em resumo, análise e julgamento, por exemplo.
Com estas ressalvas em mente, confira algumas orientações utilizadas na disciplina de Metodologia em Ciência da Informação do curso de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UnB sobre a estrutura de uma resenha crítica, lembrando que não são itens de formulário, que a redação deve ser corrente, que tais tópicos são apenas diretrizes e que não precisam, necessariamente serem trabalhados nessa ordem:
1. Situe o texto no contexto da vida e da obra do autor, assim como no contexto da cultura de sua especialidade, tanto do ponto de vista histórico como do ponto de vista teórico;
2. Explicite os pressupostos filosóficos do autor que justifiquem suas posturas teóricas;
3. Aproxime e associe as idéias do autor expressas na unidade com outras idéias relacionadas à mesma temática;
4. Exerça uma atitude crítica frente às posições do autor em termos de:
a) coerência interna da argumentação;
b) validade dos argumentos empregados;
c) originalidade do tratamento dado ao problema;
d) profundidade de análise do tema;
e) alcance de suas conclusões e conseqüências;
f) apreciação e juízo pessoal das idéias defendidas.".

* Nota: substituímos o nome da atividade, de MEMORIAL, para RESENHA CRÍTICA,  a fim de atender melhor aos objetivos pretendidos nesta atividade.

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