sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

COMER PIMENTAS NUCLEARES, FAZ MAL?

 *foto minha: pimenta Trinidad Scorpion Morouga Red.

Um amigo perguntou-me ainda ontem, se comer essas pimentas nucleares, que produzo e faço propaganda aqui na comunidade, faz mal...

Dai eu me preocupei, porque em uma postagem abaixo, desafio meus alunos a prová-las.

Preciso dizer que meu desafio foi uma brincadeira!

Que pessoas que não têm costume de comer pimentas fortes, não devem fazer essa loucura de por na boca um fruto "in natura" de uma pimenta nuclear.

O que é provar 'in natura' uma pimenta nuclear?

É o que esses loucos fazem... Pegar um fruto inteiro, por na boca, mastigar e engolir.

Vejam o que diz o autor desse blog:

"O desafio de comer in natura as pimentas mais fortes do mundo pode ser muito perigoso.


Dentre os inúmeros desafios que postam no Youtube está o “Chilli challenge”, ou Desafio da Pimenta, que consiste em filmar a pessoa comendo as ditas pimentas nucleares, as mais ardidas do mundo. Esses desafios rendem belas risadas e grandes acessos no Youtube,, mas pode ser muito perigoso para quem não está acostumado a comer esse tipo de pimenta.


Eu mesmo sou um comedor de pimenta e já experimentei alguma “nucleares” in natura. A sensação é de pura dor, calor e excesso de adrenalina. Já não como mais nucleares in natura, só em  conservas e ainda assim um pedaço pequeno. Já em forma de molhos, como diariamente em grande quantidades e sem sentir as desagradáveis sensações do fruto puro. Sim, pimentas é uma fruta.
...
O que ocorre é o seguinte, a capsaicina, que é a substância que causa o ardor da pimenta, ativa no organismo uma proteína chamada de TRPV1, (conhecido anteriormente como VR1). O TRPV1  é um transdutor de calor, ou seja: Converte o calor intenso em atividade elétrica nos neurônios.


Ocorre então que o TRPV1 envia informações de que está muito quente e o corpo precisa se resfriar, então o individuo começar a suar, mas o hipotálamo, devido ao suor, diz que o corpo precisa se esquentar. Ocorre uma verdadeira confusão de informações internas e suas consequências pode ser tremor, aumento de pressão arterial ( perigoso para Hipertensos ) queda de pressão arterial, náuseas, vômitos, coceira e outras reações desagradáveis. Essas reações podem durar até uma hora, ou mais."

E por fim, ele escreve:

"(...) a pimenta mais ardida do mundo é a Trinidad Scorpion Morouga com 2,009,231 SHU. Em alguns testes o concentrado da Trindad Morouga, chegou a derreter uma luva de látex.

Escala de Scoville SHU’s das pimentas:

Trinidad Scorpion Morouga - 2,009,231 SHU
Trinidad Scorpion Butch T - 1,463,700 SHU
Naga Bhut Jolokia              - 1,041,427 SHU
Red savina Habanero        -    580.000 SHU
Habanero                            -    350.000 SHU
Scotch bonnet                     -    325.000 SHU
Jamican hot                         -    200.000 SHU
Malagueta                            -    100.000 SHU
Caiena                                  -      50.000 SHU
Tabasco                               -      50,000 SHU
Jalapeño                               -        8.000 SHU
Dedo de Moça                     -         1.000 SHU
".

*Fonte do texto acima: 


http://www.estimulanet.com/2012/06/desafio-de-comer-pimenta-pode-ser.html#axzz2rM5sbQv8

(Nota adicionada em 05.01.2016: atualmente, a pimenta mais ardida do mundo é a Pimenta Carolina Reaper, dos EUA, seguida pela Seven Pot Barrackpore - aqui é minha particular opinião - e pela Trinidad Scorpion Mouruga RED)



E eu concordo integralmente com o texto acima.

Tive um aluno que me pediu umas pimentas dessas, levei-lhe, não sem antes alertá-lo para os riscos de experimentá-las 'in natura' , ele me disse que provou uma delas e passou mal, rs.

O mais comum, quando alguém come uma pimentas dessas, é ter muito calor, dores estomacais, soluços, sem maiores consequências, numa sensação que pode durar até uma hora. Mas não se deve arriscar. Principalmente se a pessoa tiver problemas de pressão arterial, asma, gastrites crônicas.

Pode, sim, provar dessas pimentas sem risco para a saúde. Mas sempre após terem sido curtidas no vinagre ou na cachaça. Ou trituradas com extrato de tomate.

Logo, minha gente, melhor mesmo é curti-las e por na comida apenas uma gotinha ou duas.

Não entrar nessa onda de sair provando essas pimentas 'in natura', nem fazer aquelas famosa brincadeira de enganar um amigo, pois você pode ter de levá-lo pro hospital e ainda ter de pagar uma lavagem intestinal pra ele.

Pode terminar como essa cara aqui:

...

NOTA IMPORTANTE: Essa pimenta acima já está à venda na Feira de Dourados - MS. Na Banca da Da. Luiza. No final da feira, atrás da Barraca do Sato. E ela vende por um preço camarada!

2 comentários:

  1. Boa noite!!

    Eu já comi várias x nucleares... Sempre tenho cólicas entestinais é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o esperado quando se come pimenta nuclear. Não, não é normal. É sinal de que não se deve comê-las in natura.

      Excluir