domingo, 12 de maio de 2013

Substrato que uso para plantar pimentas

Muitos amigos me perguntaram qual o substrato que uso para plantar pimentas.

Planto em vasos de 15 a 20 litros.

Neles eu coloco:

- Terra vermelha (aqui na região é vermelha) de boa qualidade, que nunca foi usada antes para plantas: 80%; 

(Esta terra eu costumo corrigir -misturo com - uma colher de chá de calcário, pois a terra da nossa região, apesar de ser vermelha, tem ph ácido paras as pimentas.

Não gosto de comprar terra pronta de floricultura, a menos que seja industrializada, porque já me venderam terra com ovos de caramujo.

Também não reutilizo a terra antes usada, de um ano pro outro. Ou seja, preparo todo o processo novamente no ano seguinte.)

- Esterco bovino, curtido: 20%.

(Opcional: esterco de aves, mas neste caso, uso menos, uns 5%, pois é mais forte.)

- NPK. O que eu uso é este:









(Trata-se do NPK para Bonsais, pois além de conter Cálcio e Boro - nutrientes que os demais NPKs, a meu ver, não possuem - é próprio para plantas em vasos, pois acaba evitando que elas cresçam demais!

 

NOTAR QUE O USO DESSE NPK ATRASA O FLORESCIMENTO E POR CONSEQUÊNCIA,  A VINDA DOS FRUTOS.

 

E TORNAR A PIMENTEIRA MENOR.

 

OU SEJA, SE QUER FRUTOS MAIS RÁPIDOS, USAR VASOS MAIORES E NÃO USAR O NPK PARA BONSAIS, PREFERIR O NPK 4-14-8.

 

Coloco uma colher de café, rasa, desse NPK, enterrada em 3 cantos do vaso, longe do caule, na borda do vaso.

Parece-me essencial que um adubo químico, para pimentas, contenha além do nitrogênio, fósforo e potássio, um pouco de cálcio e uma quantidade bem pequena, mas necessária, de boro.)

 

- Depois de uns dois meses, costumo colocar ainda mais um pouco de terra com esterco, ao redor do caule, pois noto que o substrato abaixa com as regas, deixando as raízes à mostra. Isso se chama adubação de cobertura. Deve ser feita antes da florada e após a pimenteira ter dado a primeira carga de frutos, ja devidamente colhidos, o que fará com que ela consiga produzir uma segunda carga de frutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário