quarta-feira, 2 de maio de 2012

Pimentas (4)

Não é difícil cultivar essas qualidades de pimentas. Algumas delas (a bhut jolokia e a seven pot) eu notei que se adaptaram maravilhosamente bem nas terras e no clima douradenses.

Basta lembrar que são pimenteiras mais... Melindrosas que as malaguetas, cumaris, dedos de moça e afins.

Elas têm as folhas mais finas e necessitam de uma irrigação mais frequente naqueles períodos de grande seca (eu molhava cedo e a tarde).

Além disso, elas devem ficar apenas 5, 6 horas por dia debaixo do sol, sendo que devem pegar um pouco de sombra no resto do dia. Eu cultivo-as embaixo de um sombreirite de 50% de proteção, na cor preta.

Além disso elas não dispensam uma boa adubação, sendo que o esterco bovino tem sido o melhor adubo que usei.

Acertando na adubação, dá pra cultivá-las até em vasos pequenos, como este de maionese (mas aqui eu usei técnicas de bonsai, sendo que recomendo vasos com 20 litros pra cima):

Eu nunca pensei em lucro, com meu hobby, mas saibam que cada pimenta dessas custa entre 5 a 7 reais e que uma conserva com 10, não sai por menos que 50 reais. O cliente ainda se dispõe a pagar o sedex, além do preço da conserva, antecipadamente.

A única coisa que precisa cuidar é que na nossa região dá muito ácaro, o que deixa as folhas das pimenteiras enrugadas, precisando pulverizar com Enxofre da Kumulus, logo quando a muda está com 7 centímetros e renovar essas pulverizações mais umas quatro vezes ao longo do ciclo da planta (pulverizando inclusive por baixo das folhas, que é onde os ácaros se alojam). Mas quem for adepto dos meios naturais de combate às pragas, poderá usar a conhecida água de fumo.

Mas, acima da preocupação com a rentabilidade, há o prazer de semear, plantar, colher e se alimentar com algo que você mesmo produziu. As pimentas combatem os radicais livres e possuem muita vitamina A. Combatem o envelhecimento e aumentam o apetite.

Além do que, há grande satisfação em disseminar numa região qualidades até então nunca vistas, como as acima.

Um cuidado que o horticultor tem de ter é com a polinização cruzada. Se plantar pimenteiras diferentes, muito perto umas das outras, elas polinizam cruzadamente, sendo que uma qualidade pode se misturar com outra. Uma qualidade que não é ardida, pode passar a sê-lo, estragando aquele tipo de pimenta.

Esta pimenta da última foto, por exemplo, é uma trinidad scorpion. Mas observem que o fruto acima, já polinizou cruzadamente e nasceu diferente, fugindo do padrão das trinidads, que têm uma espécie de garfinho na ponta, semelhante a um ferrão de escorpião.

São detalhes desse hobby maravilhoso, que é o cultivo de pimentas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário