segunda-feira, 20 de abril de 2015

COMO ESTUDAR CORRETAMENTE O XADREZ E EVOLUIR?

1. Compreendendo as fases de uma partida de xadrez:


Como estudar e progredir?  Essa pergunta é tão recorrente em comunidades de Xadrez, que resolvi partilhar algumas informações que possuo.
Atualmente temos uma infinidade incrível de livros, programas de computador, vídeo-aulas, cursos sobre xadrez, que o principiante fica mesmo perdido e não sabe por onde começar os seus estudos.
Eu passarei um esquema de estudo VENCEDOR. Quem segui-lo, não se arrependerá e terá êxito com certeza, pois que me ajudou a vencer o Campeonato Municipal da minha cidade em 1990, apesar que depois eu tive de parar com o xadrez para seguir a carreira jurídica.
O Xadrez é um misto de esporte, arte, ciência, que se estuda, seja por meio de livros, seja por meio de programas de computador, seja com aulas de mestres/treinadores. E todos sabemos que o jogo possui 3 fases: ABERTURA, MEIO JOGO e FINAL.
O meio jogo se divide em TÁTICA e ESTRATÉGIA.
Primeira grande dica: O grande erro do principiante no xadrez é pressupor que deve começar estudando as ABERTURAS. Este erro é frequente e consumirá muitas horas de infrutíferos estudos por parte do principiante.
Vários campeões já o disseram, à exaustão, que o correto é começar pelo estudo dos FINAIS. Capablanca disse isso, entre outros. Mas os iniciantes não escutam e teimam, teimam e erram, claro.
Até hoje eu só vi um treinador afirmar que se deve começar estudando as aberturas, trata-se do Shereshevsky, em seu livro PERFECCIONAMIENTO EM AJEDREZ, que estou lendo nestas férias e pretendo comentar em futuro artigo. Os demais dizem que se deve começar pelos finais, ou mesclar seu treinamento com diagramas de tática e finais.
As primeiras vitórias só virão após estudar um bom livro (ou programa) de finais + um bom livro de tática + um bom livro de estratégia, além de se livrar do mau hábito de perder peças de graça, no jogo.
O principiante perde peças de graça e isso precipita a sua derrota. Só a frequência a um estudo correto e de certa forma exaustivo, fará com que o jogador enxergue a posição e pare de perder peças.
Deve, então, passar pelo menos um ano estudando os finais, tática e estratégia, quando passará a vencer seus primeiros torneios.
O MEIO JOGO se divide em TÁTICA e ESTRATÉGIA.
Na tática treina-se a visão de jogo e as combinações. Há quem diferencie hoje em dia tática, de combinações e de cálculo. Táticas seria uma treinamento para se ter visão de jogo, enxergar lances que podem lhe assegurar vantagem imediata. Combinação é uma sequência de lances forçados, em que o adversário fica obrigado a seguir e o leva a alguma desvantagem. Cálculo é conseguir, mentalmente, antecipar vários lances. Eu vejo tudo como a mesma coisa, são estudos de tática.
O novato tem de estudar tática por vários motivos. Seja porque no começo comete muitos erros táticos, perde peças de graça, seja porque estudando a tática facilitará a compreensão da estratégia e ainda se verá uma evolução concreta em seu jogo, estimulando o estudo.
O GM Rafael Leitão ensina que todo dia deve-se estudar alguns diagramas de tática. É um exercício diário, antes de outros estudos. Isso mesmo para os grandes mestres!
Há bons livros de TÁTICA à disposição. Há bons programas de computador que treinam tática (CT-Art é um deles). Há boas apostilas. E nesse estudo, (segunda dica) o principiante deve lutar tenazmente para não mexer as peças enquanto tenta solucionar visualmente os diagramas, nos diversos temas táticos. Tem de tentar solucioná-los apenas olhando e calculando lances. Mas no começo, recomendo que não demore mais do que 3 minutos por diagrama. Se não solucionou, veja a solução, pois estará ainda assimilando um padrão tático.
Importante: modernos treinadores, como Andrei Istratescu, passam aos seus alunos inclusive exercícios de visualização às cegas do tabuleiro e peças. Ou seja, é necessário que o enxadrista, ao fechar os olhos, ao se afastar do tabuleiro, lembre-se da disposição das peças.
Terminado este estudo, deve o principiante estudar ESTRATÉGIA, por meio de bons livros ou cursos, sendo que aqui aprenderá a desenvolver planos, aprenderá debilidades de peões, estruturas de peões, conceitos como bispo bom, bispo mau, colunas abertas e semiabertas, torres e domínio de colunas, maioria na ala da dama, desenvolvimento de peças, tipos de centros de peões, tipos de estruturas de peões, como obter a iniciativa, como planejar um ataque, ataque da minoria etc. 
Recomendo que você estude pelo menos um livro de estratégia clássica, como o ESTRATÉGIA MODERNA do Pachman, livro este que foi elogiado pelo GM e campeão brasileiro Giovanni Vescovi (esse elogio foi feito pelo próprio, diretamente a mim e a alguns amigos, quando veio em Dourados/MS ministrar uma simultânea) ou O JOGO DE POSIÇÃO do Eliskases, para compreender as ideias de Wilhelm Steinitz. E recomendo o SEGREDOS DA ESTRATÉGIA MODERNA, do John Watson, porque mostra o que mudou, da estratégia clássica para a moderna. Bem como o EL AJEDREZ DE TORNEO, do Bronstein e SECRETOS DEL JUEGO POSICIONAL EN AJEDREZ, Mark Dvoretsky.
Quando o principiante terminar esse estudo (dos FINAIS, da TÁTICA e da ESTRATÉGIA), acontecerá com o mesmo uma coisa notável: (terceira dica) descobrirá qual é o seu estilo de jogo. Seja mais estratégico, seja mais tático. E é quando escolherá aberturas em conformidade com o seu estilo de jogo.
Nesta fase, recomenda-se ao estudante que estude livros de torneios e livros s/ jogadores famosos e suas partidas, de acordo com seu estilo.
Naturalmente, um jogador de estilo mais tático, preferirá livros de jogadores que se notabilizaram pela sua capacidade de elaborar complexas combinações no tabuleiro. Um jogador mais estratégico optará por livros de mestres com estilo estratégico, que acumulam pequenas vantagens durante suas partidas, que acabam redundando em um final vencedor, sendo que dominam muito bem os finais.

2. Porque é errado começar o estudo do xadrez pelas aberturas:

Eu recomendo que você comece estudando um bom livro de finais, um bom livro de táticas, um bom livro de estratégia (ou estude cursos por DVD, por CD em computador) e deixe o estudo das aberturas por último.
Muita gente não entende a lógica de se treinar assim, no xadrez, mas vou tentar uma explicação: o final está pro xadrez como o gol está pro futebol. Se um jogador de xadrez domina os finais, ele terá liberdade de conduzir a partida para um destino que ele já conhece, sendo que isso lhe dará inclusive a possibilidade de ganhar partidas cuja vantagem é mínima, de salvar partidas que estão perdidas mas seu adversário não conhece bem certos finais etc.
Também é errado começar o estudo do xadrez pelas aberturas, porque há aberturas mais adequadas ao estilo posicional e há aberturas mais adequadas ao estilo tático. Logo, se o estudante ainda não descobriu qual é o seu estilo de jogo, é errado começar pelo estudo das aberturas, porque os mestres e grandes mestres limitam o estudo das aberturas àquelas mais consentâneas com seu estilo de jogo.
E não há como escolher um estilo de jogo, tipo "ah, eu escolho jogar que nem o Tal". O estilo é o reflexo da própria personalidade, é fruto dela, não é algo que se escolhe. Se o indivíduo é audacioso e gosta de se arriscar, essa sua característica será visível no seu jogo... Se é mais tranquilo e busca agir sempre com segurança, só após ter certeza que obterá sucesso, isso também estará presente nas suas partidas.
Há possibilidades quase ilimitadas de aberturas. Sendo que a mente humana é incapaz de saber todas as possibilidades de aberturas nos primeiros 20 lances.
Limita-se isso através do estilo. Um jogador tático, decerto começara abrindo com 1.e4. Um jogador estratégico, decerto começará com 1.d4 ou 1.Cf3. Um buscará rapidamente as complicações na posição, os cálculos. O outro, o acúmulo de pequenas vantagens, para levar a um final vencedor.
Isso é eterno, como é o xadrez. Sei de capivaras (1*vide nota ao final deste artigo) que há anos estudam livros e mais livros de aberturas e perdem torneio após torneio. Porque são incapazes de compreender o nobre jogo porque nunca estudaram finais, não compreendem uma partida estrategicamente, pois não estudaram as fase do jogo, metodicamente.
E perdem peças de graça, porque não estudaram tática, nem estratégia. E aqui, meus caros, por perder peças, quero dizer que o peão é peça! Contra um jogador forte, se se perder um peão, dificilmente haverá outro destino na partida, que não seja a derrota.
Não sou contra que se memorizem alguns esquemas de aberturas apenas para jogar alguns torneios enquanto se treina, desde que se compreenda os planos dessas aberturas, mas não se deve fugir do esquema correto de estudos do Xadrez: FINAIS => TÁTICA => ESTRATÉGIA => ABERTURAS.
Com relação ao estudo das aberturas, consulte tópico ESPECÍFICO que criei aqui no blog:
http://andregreff.blogspot.com.br/2015/04/como-preparar-um-repertorio-de.html
É assunto mais complexo e mereceu um texto só para isso.
Mas saiba que os Grandes Mestres raramente estudam todas as aberturas profundamente. Na verdade eles possuem entre 7 a 10 esquemas de aberturas, que sejam sólidos (nada de aberturas esquisitas como Bird, Elefante etc), mas que dominam profundamente. Raramente mudam essas opções ao longo de sua carreira enxadrística. E são aberturas escolhidas de maneira que lhes deixem confortáveis com seu estilo de jogo.
Outra coisa: não se esqueça que depois de estudar livros de tática e principalmente de estratégia, já terá conhecido alguns bons esquemas de aberturas, pois tais livros normalmente apresentam partidas completas comentadas. Ou seja, é impossível que se chegue na fase de estudo das aberturas sem conhecer nada sobre o tema, se seguiu o esquema de estudo que propus.

3. O que mudou na forma de estudar o xadrez, no século XX para o século XXI:

Com o advento do computador e dos programas de treinamento, tal esquema não mudou, mas hoje os Grandes Mestres conseguem que seus alunos logrem sucesso mais rápido, porque conseguem por meio dos cursos, passar para seus alunos um pouco de cada fase do jogo semanalmente, o que permite que seus alunos já consigam resultados satisfatórios ao término de um ano a dois anos de estudos. Sendo que os programas de computador 'turbinam' esse treinamento.
Mas que ninguém se engane. Para que isso aconteça, o estudante terá de se dedicar pelo menos 5 horas por dia ao xadrez.
Leva-se mais ou menos 8, 9 meses, para se vencer um livro de xadrez com 600 diagramas, isso estudando 6 horas por dia. Quem tem facilidade com computador, pode fazer o mesmo estudo em 3 meses apenas. Pois não terá de cansar as mãos manuseando peças.
No final de 1990, eu ainda estudava apenas livros, com dois tabuleiros, um para a linha principal, outro para as variantes, isso para economizar tempo. Hoje basta um clique e o computador te leva para aquela posição antes da variante.
Programas como o do GM Gilberto Milos Jr., Personal Chess Trainer (Chessimo), são instrumentos maravilhosos para aquele estudante disciplinado, da nova geração, acostumado a ficar horas na frente do PC.
Programas como Comodo, Chess Master, Houdine, Rybka, Hydra... Possibilitam que você tenha um adversário imbatível ou ao seu nível, a qualquer hora do dia ou da noite. E ainda analise partidas do seu rival, descobrindo pontos falhos do seu desempenho, economizando tempo. Isso não havia em 1990, ou ao menos ainda era quase inacessível.
Por isso que hoje, as partidas aprazadas, interrompidas, são desde logo abandonadas quando se volta ao tabuleiro, pois as análises de computador suprem o que antes o ser humano e sua equipe faziam.
Contudo, a evolução no xadrez sempre foi uma busca egoísta e quase sempre solitária. O grande mestre lhe ensinará a vencer, se for bem pago pra isso. Mas não há mágica que faça o enxadrista evoluir, sem que o mesmo se sente numa cadeira, frente a um tabuleiro (virtual ou físico) e estude
Podem acreditar no que lhes digo.
Mas, se você avaliar de forma mais humilde suas ambições e desejar apenas jogar bem, o caminho é este que passei. Sempre foi este. O que disserem de forma diferente, estarão lhe enganando, para que você atrase sua aprendizagem e não evolua.
Se você for moderno, atualizado, acostumado com PCs, compre um bom programa que treine FINAIS, TÁTICA e ESTRATÉGIA.
Dicas valiosas:
Compre uma versão do programa Chess base, e instale no seu computador, notebook, etc. E se acostume a repassar partidas dos últimos torneios de elite, nele. Instale junto com esse programa, motores de análise de partida, como Fritz, Stockfish... E acostume-se a analisar essas partidas e as suas!
Toda partida de torneio deve ser anotada e você deve ter uma cópia dela, para analisar mais tarde, usando o computador. Veja onde errou, detecte suas falhas e trabalhe para extirpá-las.
Assista também as vídeo-aulas de xadrez. Hoje se encontra até no youtube bons cursos de aberturas, sendo que se pode aprender um esquema de abertura em apenas 2, 3 horas. Claro que depois precisará estudar partidas reais dessas aberturas, mas isso economiza tempo.

4. Como os modernos treinadores estão treinando os novos enxadristas em países de primeiro mundo:

Além de usarem programas de computador, para acelerar a aprendizagem de seus pupilos, serei sincero aqui, os modernos treinadores já não estão mais esperando que seus pupilos estudem primeiro um livro de finais, depois um de tática, depois um de estratégia... Para pô-los a jogar seus primeiros torneios, imediatamente. Ou seja, no xadrez moderno, o estudante estuda e já começa a jogar, pois a prática em torneios é tão importante quanto o estudo teórico.
Livros como Ajedrez conceptual, do GM Johan Hellsten e  Nunca olvides que... tienes un rival en frente, Mark Dvoretsky propõem um novo enfoque. Eu os chamo de "livros de posições de xadrez", vou explicar o que é isso para que o leigo entenda: há quem diga que modernamente, um forte jogador de xadrez não se torna mestre ou grande mestre simplesmente estudando livros de estratégia ou tática. Precisa estudar livros de posições de xadrez. Ou seja, são diversos diagramas, às vezes a partir de uma posição complexa de meio jogo, em que o estudante precisa analisar quais os planos que um determinado jogador possui, ante a posição apresentada, bem como quais as melhores opções de jogadas. Há quem diga que ao estudar essas posições adquire-se um padrão de memorização de posições no xadrez, sendo que o jogador passa a ser capaz de jogar posições semelhantes quase que mecanicamente ao tabuleiro. Dizem que para chegar a mestre, precisamos ter estudado cerca de 10.000 diagramas! Já para se chegar a grande mestre, algo em torno de 25.000 diagramas.
Perdoem-me ser prolixo, mas é por uma boa causa, pois preciso fazer uma importante observação: os modernos treinadores, que por sua vez escrevem modernos livros, misturam diversos diagramas em seus livros, sendo diagramas de finais, de tática, de estratégia. Ou seja, este livro e o anterior são exemplos dessa nova forma de se treinar para o xadrez. Penso eu que esse novo meio de apresentar temas enxadrísticos nasceu com aquele livro do Polgar. Já não vemos mais, e serei sincero nisso, estudantes de primeiro mundo, estudando o xadrez por etapas como primeiro só os finais, depois os diagramas de tática, depois... Não! Seus treinadores usam livros assim, com posições diversificadas BEM COMO PROGRAMAS DE COMPUTADOR e já tratam de passar aos seus pupilos alguns esquemas de aberturas, para que se defendam em torneios e tenham bons resultados imediatos.
Os modernos enxadristas, grandes mestres da atualidade já não estão mais seguindo aquelas regras rígidas da antiga estratégia de Steinitz. Preferem a análise de um grande número de posições e dão mais valor a análise da posição prática, do que às leis da antiga estratégia. Um estudo atento do livro Segredos da Moderna Estratégia de Xadrez, de John Watson, lhes mostrará isso.
Recomendo vivamente o estudo do livro El camino a la maestria, do Mestre Alberto Barreras García, para o principiante! Pois esse livro possui 25 capítulos e 585 páginas, contendo em cada capítulo um pouco de aberturas, um pouco de táticas, um pouco de estratégia. É para ser estudado um capítulo por semana. Ao prazo de um ano, o estudante terá avançado 200 pontos de rating ELO (segundo o autor prometeu).

5. Não demore para jogar, para por em prática seus estudos:

Como já disse antes, não demore para enfrentar seus adversários. Isso também mudou. Se antes você estudava para enfrentá-los, hoje você os enfrentará durante seus estudos. Quarta dica: quem estuda demais e não joga torneiros, será um excelente erudito, mas perderá torneios, que possuem uma mecânica mais dinâmica na atualidade, não apenas intelectual, mas também física.
Não tenha medo de enfrentar seus adversários. Anote todas as suas partidas e analise todas, após os torneios, tentando compreender onde falhou, para não repetir o erro, se possível usando um computador. Um bom computador portátil facilita muito a vida de quem deseja evoluir no xadrez.
Interiorize essa máxima: ou você jogará o xadrez dos meninos, ou o dos profissionais. Se quiser o dos meninos, ficará nas brincadeiras mesmo. Se quiser o dos profissionais, tenha desde já a postura de um profissional. E um profissional não encara o xadrez como uma brincadeira.
Um profissional (quinta dica) sempre analisa suas partidas após jogá-las, tentando compreender onde acertou e principalmente onde errou e por que errou, para consertar tais erros nas próximas partidas.

6. Não tema livros ou programas em espanhol ou inglês:

Porque a maioria dos livros realmente bons no Xadrez, ou programas, estão em inglês, em espanhol ou russo.
Um bom curso de inglês instrumental lhe fará perder o medo do inglês em apenas 2 meses.
Sim, rs, eu tinha 16 anos quando estudei todo o SIX HUNDRED ENDINGS, do Lajos Portich (600 Finais de Xadrez). 17 anos quando estudei os dois volumes de tática do Pachman (TÁCTICA MODERNA EN AJEDREZ), e 19 anos quando estudei o EL AJEDREZ DE TORNEO do David Bronstein  (é o famoso ZURICH 1953). Sendo que nenhum deles foi traduzido para o português nesses 20 anos...
Tudo isso enquanto os enxadristas da época se negavam a estudar livros que não fossem em português. Andavam com aqueles livros horríveis do Fred Reinfeld debaixo do braço, ou quando muito, estudavam o (bom, admito, mas resumido) Xadrez Básico do D'Agostine.
Eu não consegui fama, nem vitórias significativas em nível nacional porque minha família cortou meu barato, rs. Ao me verem estudando 8, 9, 10 horas por dias (inclusive sábados e domingos) o xadrez, eles me obrigaram a cursar o Direito (justamente para que parasse de estudar o xadrez), e isso definiu meu destino.
Formei-me em Direito e o Xadrez virou hobby.
Não creio que hoje necessitemos treinar 10 horas por dia, quem deseja apenas vencer torneios no Brasil e conseguir o título de Mestre. Os programas de computador vieram ajudar nisso, bastando umas 4, 5 horas diárias de estudo, seguindo um bom programa.
Eu sou da opinião que alguns livros antigos devem ser estudados pelo enxadrista, sendo que inclusive SHERESHEVSKY diz isso em seu livro PERFECCIONAMIENTO EN AJEDREZ.
Segundo ele, o estudante precisa se debruçar sobre um bom livro contendo as ideias estratégicas de STEINITZ, antes de estudar os novos compêndios de estratégia que abrangem o que mudou, as exceções.


7. Lista básica de livros recomendados:

De finais:

- SIX HUNDRED ENDINGS - LAJOS PORTICH e BALÁZS SARKOZY,
- DVORETSK'S ENDGAME MANUAL - MARK DVORETSKY,
- BASIC ENDGAMES, BALASHOV & PRANDSTETTER;
- FUNDAMENTOS DE XADREZ FINAIS - PACHMAN (este já está desatualizado em alguns finais, mas é em português e bem didático);
- THE ENDGAME, MAKAROV,
- ENDGAME STRATEGY – SHERESHEVSKY,
- PREPARACION DE FINALES, JON SPEELMAN,
- MIS FINALES FAVORITOS, ANATOLI KARPOV e EVGENI GIK,
- CÓMO JUGAR CON FACILIDAD LOS FINALES DE AJEDREZ, IAN SNAPE;
- PRÁCTICA MODERNA DE FINALES, ALEXANDER BELIAVSKY E ADRIAN MIJALCHISHIN;
- CONSEJOS PRÁCTICOS PARA JUGAR EL FINAL, EDMAR MEDNIS,
Entre outros…
Aqui, o Six Hundred não deve assustar ninguém no tocante ao idioma, porque os comentários em inglês são curtos e fáceis de entender.
Já o Dvoretsk’s Endgame é mais difícil.
O programa CHESS TRAINER ou CHESSIMO tem um excelente curso de finais.

De táticas:

- TÁCTICA MODERNA EN AJEDREZ, 2 volumes, Pachman (trata-se de dois antigos livros, mas excepcionais e insubstituíveis, na minha opinião),
- MOTIVOS DE COMBINACIONES, M. Blokh (aqui trata-se do livro que serviu pra criar o ótimo programa de treinamento em tática, o CT-ART), tem 1206 diagramas, sendo que recomendo o estudo diário de 10 deles. São exercícios difíceis. Cada diagrama possui uma solução para as brancas e outra para as pretas. O GM Alexander Fier disse numa entrevista, que estudou tática por ele. Resumindo: não é livro para principiante. Se você nunca estudou nada de tática, comece pelo anterior;
- MATRIZES TÁTICAS, do Rubens Filguth;
- COMBINAÇÕES, Julio Lapertosa, um pequeno livro com 397 diagramas;
- APRENDA TÁCTICAS DE AJEDREZ, John Nunn, excelente livro e muito atual;
- GANE COMBINANDO, Volkhard Igney, livro oficial de treinamento da Federação Alemã de Xadrez, muito bom...,
- SECRETOS DE LA TACTICA EM AJEDREZ, Dvoretsky, excelente e atual livro, para jogadores mais avançados;
- MI SEGUNDO LIBRO DE TÁCTICA, Jordi de La Riva (há o MI PRIMERO também, igualmente bom);
Quem passar por tudo isso, e ainda quiser burilar mais ainda sua tática, pode estudar a ENCICLOPÉDIA DE COMBINAÇÕES, da série Informador.
Há também bons programas de Tática, como CT-ART 3.0, 4.0, o próprio Chessimo.

De estratégia:

No que pertine à estratégia, temos livros atuais e clássicos, e uma certa polêmica sobre se vale a pena estudar os clássicos.
Eu e o treinador Shereshevsky (Entrenamiento Sistemático) entendemos que devem ser estudados os antigos, pois os novos partem do pressuposto de que você já conhece os clássicos, a visão de meio jogo idealizada por STEINITZ.
Logo, na minha modesta opinião, devem ser estudados os antigos:
- JOGO DE POSIÇÃO, do Eliskases,
- ESTRATÉGIA MODERNA NO XADREZ, do Pachman (há um artigo aqui no blog onde mostro que um GM da atualidade, So, perdeu uma partida para Leinier, por não conhecer uma posição que Pachman ensinou há anos),
- TRATADO GENERAL DE AJEDREZ, do Grau, principalmente os dois últimos tomos (apesar que Carlsen e outros GMs andar vencendo em posições que Grau dizia serem ruins, é aquilo que dissemos no corpo deste artigo: o xadrez moderno, do século XXI, relativizou certos conceitos clássicos).
- MEU SISTEMA, Nimzowitsch,
E temos os novos compêndios de estratégia:
- LOS SECRETOS DE LA ESTRATEGIA MODERNA EN AJEDREZ, John Watson (que inclusive tem já uma edição em português, pela Editora Ciência Moderna),
-  SECRETOS DEL JUEGO POSICIONAL EN AJEDREZ, Mark Dvoretsky. (ótimo),
- CURSO DE AJEDREZ, NIVEL AVANZADO, Kasparov (excelente curso, que faz um link entre aberturas e planos estratégicos),
- CURSO DE AJEDREZ (ESCUELA DE AJEDREZ SUPERIOR), do Miguel Illescas, as duas últimas apostilas, patrocínio da Telefônica espanhola,
- PACK ESTRATÉGIA da EDAMI, excelente, mas pra jogadores avançados,
- ENTRENAMIENTO SISTEMATICO, Samarian, ótimo curso de estratégia, livro oficial da Federação Alemã de Xadrez;
- MEJORE SU AJEDREZ POSICIONAL, Carsten Hansen (ótimo);
- ESTRATÉGIA, Julio Lapertosa;
- ESTRATEGIA CRIATIVA EN EL MEDIO JUEGO, do GM Alfonso Romero Holmes, que também escreveu o ótimo PROBLEMAS DE ESTRATEGIA NOS SISTEMAS CERRADOS.


De aberturas:

Aqui, a recomendação é estudar livros de torneios, jogadores famosos, cultura enxadrística.
Indicarei apenas os que eu, particularmente, acho melhores:
-O excelente EL AJEDREZ DE TORNEIO – BRONSTEIN (ZURICH 1953), que dizem inclusive que nem foi ele quem escreveu, mas é uma obra de estupendo valor, tem de ser obrigatório seu estudo,
- PERFECCIONAMIENTO EM AJEDREZ, SHERESHEVSKY,
- DOMINANDO ABERTURAS DE XADREZ, E. GUFELD e N. KALINICHENKO,
- EL MÉTODO EN AJEDREZ, DORFMAN,
- WINNING CHESS MIDDLEGAME, SOKOLOV,
- EL ARTE DEL ANALISIS, Jan Timman,
- LA PRUEBA DEL TIEMPO, Kasparov,
- A coleção MEUS GRANDES PREDECESSORES, de Kasparov,
- A coleção de livros de aberturas do John Watson;
- para o jogador estratégico parece-me de lei repassar partidas do PETROSSIAN, sendo que indico PALAU e AJEDREZ EM LA CUMBRE,
- TECNICA PARA EL JUGADOR DE TORNEO, Dworetsky.


 Por fim, há livros que merecem ser estudados, para quem já chegou em um bom nível enxadrístico:
- CAMINO A LA MAESTRIA, do Barreras (ótimo! citado acima);
- AJEDREZ CONCEPTUAL, citado acima;
- MIS 60 MEJORES PARTIDAS, Bobby Fischer,
- SECRETOS DEL ENTRENAMIENTO EN AJEDREZ, Dworetsky,
- AJEDREZ DE ELITE I e II, Dworetsky,
- LA MEJORES PARTIDAS DE G. KASPAROV, vols. 1 e 2,
- GRANDMASTER CHESS STRETEGY, JURGEN KAUFELD & GUIDO KERN,
- FUEGO EN EL TABLERO I e II, Shiror,
- CLASES DE AJEDREZ, do GM Artur Yusupov,
- MENTIRAS ARRIEGADAS, Fabrego,
-  YO JUEGO CONTRA LAS PIEZAS, SVETOZAR GLIGORIC,
- OS 3 LIVROS DO JACOB AAGAARD (MAESTRIA EM LA TÉCNICA, EN EL CÁLCULO...).
Livros com símbolos cabalísticos, tipo Informadores, servem para jogadores que já estão no topo da elite mundial, tipo o MCO do Nick de Firmian ou ainda o BATSFORD CHESS OPENING’s do Kasparov, com suas aberturas por sistema de chaves.


Atenção: desses livros acima, o iniciante faria muito bem se consumisse um tempo estudando atentamente o ESTRATÉGIA MODERNA do Pachman... Os dois volumes de tática do Pachman (mesmo em espanhol, já que não foram traduzidos para o português) e os Segredos da Estratégia Moderna do Watson (já em português). Verão que sobem rapidamente de nível.
Para conhecer resenhas desses e de outros livros, acesse meu artigo: http://andregreff.blogspot.com.br/search?updated-max=2015-04-20T20:09:00-07:00&max-results=7&start=1&by-date=false
É óbvio que não dá tempo de estudar todos numa só vida. Você não precisa estudar todos os de finais para conhecer finais. Basta estudar, por exemplo, um Six Hundred ou o Dvoretsky's e pronto, já ir para outra fase.
De tática, se estudar os dois volumes do Pachman, não precisa por exemplo estudar o Gane Combinando. Apesar que tática é bom nunca parar de estudar.
Estratégia que a coisa complica um pouco. Bom é ver um antigo e um novo. Por exemplo: Estratégia do Pachman + Estratégia do Watson ou Jogo de Posição do Eliskases + O livro de estratégia do Carsten.
Recomendo os cursos do Andrei Istratescu (http://www.chessmasterschool.com/), ele tem uma visão mais moderna do jogo. Por exemplo, ele é o primeiro treinador que eu vi insistir com exercícios para que o enxadrista treine sua visão mental do jogo. Não, não se trata de jogar às cegas, mas treinar a visão do tabuleiro e das peças com vistas a melhorar sua capacidade de cálculo.

8. Programas de xadrez:

Por fim, falemos dos programas… Hoje é imprescindível ter alguns programas de xadrez para estudo de posições ou para análise das próprias partidas (que devem ser obrigatoriamente analisadas após os torneios).
Para que o leigo entenda, o melhor jogador do mundo, Magnus Carlsen, o atual campeão, tem pouco mais que 2853 de rating (vide:https://ratings.fide.com/top.phtml?list=men). Já os melhores programas de xadrez da atualidade, tais como KOMODO 8, HOUDINE 4 PRO, atingiram o espantoso rating de 3500. Ou seja, para bom entendedor: são imbatíveis até mesmo para o melhor jogador do mundo.
Mas tais programas são essenciais para:
- Analisar as próprias partidas;
- Estudar cada fase do jogo sem cansar muito as mãos, manuseando peças físicas...
Também, pode-se estudar aberturas usando alguma versão atual do excelente CHESSMASTER. Ou pode-se estudar aberturas através de programas da série CONVEKTA, entre eles um que gosto bastante, o ENCICLOPEDIA DEL MÉDIO JUEGO, que na verdade é um curso de ABERTURAS, com um curso de ESTRUTURA DE PEÕES. Tem poucas aberturas, mas justamente as mais usadas em torneios.
Você repassa a abertura, o programa mostra qual o plano das brancas, qual o plano das pretas, e ainda te coloca em posições oportunas, em partidas reais de grandes mestres, onde se demonstrará como tais planos foram postos em prática.
O estudante deve evitar livros de aberturas que trazem 10, 15 lances e terminam laconicamente com “as brancas estão melhores”, ou “as pretas têm decisiva vantagem”.
Porque isso não ensina nada. É preciso ver a abertura ligada com o plano de meio – jogo e o final que daí surge, estabelecendo um link entre as fases, senão não se aprenderá a abertura.
Eu ainda uso alguns programas que já falei por aqui: CHESSIMO, CT-ART 3.0 e 4.0, CHESS ENDGAME TRAINING, ENCYCLOPEDIA OF MIDDLEGAME II, HIARCS (uso uma versão antiga, que pesa menos, a 9).
O Chessimo é programa excelente, desenvolvido pelo GM brasileiro Gilberto Milos. Possui excelente curso de finais e de táticas.

9. Considerações finais:

Se você gostou desse artigo, não deixe de ler mais esse:
http://andregreff.blogspot.com.br/2015/04/artigo-de-xadrez-estrategia-de-ontem-e.html
Trata-se de uma continuação das ideias desenvolvidas aqui.

Bons estudos!

"Capivara" é uma expressão carinhosa dos enxadristas para com aquele jogador iniciante, que perde peças de graça e comete erros absurdos.
**PERGUNTA QUE SEMPRE ME FAZEM: "devo primeiro estudar um livro de finais, depois um de tática e por fim um de estratégia, ou posso estudar de tudo um pouco por semana?"
Pode estudar de tudo um pouco por semana. Por exemplo: estude tática 3 dias por semana (2 horas), estude finais outros 2 dias (mais duas horas) o resto use para vencer um bom livro de estratégia.  Quem aprendeu a jogar recentemente levará de um a dois anos, estudando e jogando, para que pare de perder peças de graça no tabuleiro, sendo que isso será grande progresso.

NOTAS:
1)  Este artigo foi originalmente publicado no antigo Orkut, em 2012. Acesse essa comunidade em: http://orkut.google.com/c72844493-f.html
2) PERMITE-SE A QUALQUER INTERESSADO, QUE REPRODUZA ESSE TEXTO OU PARTES DELE, EM SEU SITE, LIVRO, MATERIAL, AULAS ETC. PEDE-SE APENAS QUE SE MENCIONE A ORIGEM DO TEXTO, OU SEJA ESTE BLOG.
-------------------------------------------------------------
PUBLICIDADE!
LINDO JOGO DE XADREZ!!!
Artigo atualizado pelo autor em  27.03.2017, às 16h16.




Fabricado por meu amigo Ademar Correia.
Ademar é enxadrista, militar aposentado e artesão/marceneiro, especialista na fabricação de lindos jogos de xadrez, peças com peso, fabricadas artesanalmente em madeira de lei. Recomendo o seu trabalho por ser de excelente qualidade.
Interessados, contatar o artista pelo fone 067 99615-2552, em Dourados, Mato Grosso do Sul.

Ele envia pelo correio.



http://orkut.google.com/c72844493-td451331c1b3eb92c.html
(PARA ACESSAR A EXTINTA COMUNIDADE SOBRE LIVROS DE XADREZ, MUSEU DO ORKUT EM:http://orkut.google.com/c72844493.html)

108 comentários:

  1. Eu posso dedicar parte do treino um pouco de finais e um pouco de tática por dia, ou tenho que só estudar finais primeiro depois que esgotar aí eu vou para as táticas? Desde já agradeço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa pergunta foi respondida nas considerações finais.

      Mas vou repetir o que a autor do blog disse: pode dedicar na semana 3 dias para estudar tácticas, 2 dias para finais e o resto para estratégia. Isso durante 2 horas por dia!

      Excluir
  2. O moderno treinamento funciona assim: estuda-se um pouco de finais, um pouco de tática e um pouco de estratégia, divididos pela semana! Exemplo: segunda e quarta: 2 horas de tática + 2 de finais... Terça e quinta: estudo da estratégia... Sexta: analisar partidas e jogar na internet. Os resultados vêm mais rápidos. Mas sem um conhecimento sólido de estrátégia ninguém melhora no xadrez. Estudar livros como ESTRATÉGIA MODERNA NO XADREZ do Pachman, JOGO DE POSIÇÃO do Eliskases, MEU SISTEMA do Nimzowitch, e o mais moderno SEGREDOS DA MODERNA ESTRATÉGIA do Watson é ESSENCIAL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu pegar um desses pra estudar de Estratégia já me da uma grande bagagem ou o ideal é estudar cada um deles, eu tenho o livro do Watson, ja resolve, certo?

      Excluir
    2. No tocante a essa sua dúvida, há uma polêmica. Eu já ouvi de alguns mestres no xadrez, que não precisa mais estudar antigos livros de estratégia, basta estudar os novos. Mas já ouvi do próprio Giovanni Vescovi, GM e campeão brasileiro muitas vezes, que o Pachman, Estratégia Moderna do Xadrez (que já não é moderna, o livro do Pachman é de 1967), deve ser estudado. E eu concordo com Vescovi. Isso porque John Watson não aborda em seus livros, de forma metódica, os elementos da estratégia clássica de Steinitz. Ele enfoca o que mudou desde os clássicos. Ou seja, os livros do Watson são, na minha opinião, uma revisão dos conceitos da estratégia clássica e o seu autor parte do pressuposto de que seu leitor já conhece as regras da antiga estratégia. Aliás, Watson deixa isso claro logo na Introdução do seu livro Segredos da Moderna Estratégia, ele explica que seu livro não é um manual metódico de meio-jogo, e que pretende abordar o que mudou do jogo posicional antigo para o atual.

      Os livros do Watson são muito bons. Hoje chegou minha edição em português do SEGREDOS DA MODERNA ESTRATÉGIA DE XADREZ, Editora Ciência Moderna, Gambit. Comento a edição em português no tópico de resenhas de livros, dê uma olhada.

      Claro que ao estudar um livro desses atuais, você vai melhorar seu jogo. Isso é inevitável. Mas se nunca viu um clássico s/ estratégia, como Jogo de Posição do Eliskases ou Estratégia do Pachman, talvez fique faltando algo no seu aprimoramento.

      Aqui no meu blog, acesse o tópico sobre Pachman, onde faço uma homenagem a esse grande teórico. Criticado por uns, elogiado por outros, o fato é que o GM Wesley So, um dos jogadores top no mundo, perdeu uma partida ano passado, por desconhecer a mesma posição, ensinada por Pachman em seu Estratégia, desde 1967.

      Eu já estudei nestes 27 anos em que jogo xadrez: Jogo de posição do Eliskases, Estratégia moderna no xadrez do Pachman, Meu sistema do Nimzowitch, El ajedrez de torneo do Bronstein e agora vou estudar os do Watson. Na minha opinião cada livro desses traz uma peça no quebra cabeça, e só seguindo esse mesmo roteiro e, claro, estudando partidas atuais, o jogador aprenderá a planejar sua partida.

      Acho importante lembrar, que mesmo o John Watson, não ensina certos segredos da moderna estratégia russa. Por exemplo, o GM Andrei Istratescu tem um curso que promete levar o estudioso ao grau de mestre (ou muito próximo), em dois anos de estudo: http://www.chessmasterschool.com/

      Nesse curso, Istratescu ensina certos conceitos que eu não vi em nenhum livro, antigo ou moderno, de estratégia.

      Por exemplo, técnicas de visualização do tabuleiro.

      Então, respondendo sua pergunta: na minha modesta opinião, o estudo dos livros clássicos da estratégia, antes desses mais modernos, é sim importante e necessário.

      Excluir
    3. Agradeço pelos comentários. Uma outra questão. Você acredita que essa receita que passou pode funcionar também com um adulto e este atingir um alto nível?

      Excluir
    4. Claro que sim! Meu esquema é válido para evoluir no xadrez, independente da idade, nível. Aliás, estou convicto de que só existe essa forma de evoluir, quem disser outra, estará mentindo e lhe atrasando, não se sabe se por ignorância ou má-fé. Porque não seguem um método correto de estudo e porque ninguém nunca relacionou seriamente o que vale a pena estudar, é que temos poucos mestres e grandes mestres no Brasil. Claro que em se tratando de adolescentes, não se pode obrigá-los a estudar livros com quinhentas, seiscentas páginas. Há que se adequar pedagogicamente o mesmo material à idade deles. Mas o esquema é o mesmo.

      Excluir
  3. Pode me indicar alguns cursos de ingles instrumental indicados? QUal vc fez, pode citar isso tb? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, normalmente as universidades, principalmente as federais, junto aos cursos de graduação em letras, sempre ofertam cursos de inglês instrumental por um preço acessível. Eu fiz o meu curso junto a UFGD. Há livros sobre esse tema, mas recomendo que faça com professor, esse curso.

      Excluir
    2. Obrigado, mestre. Só mais uma dúvida, com relação a "validade" dos livros. Dizem que os livros de finais são mais duradouros, que os conceitam não mudam muito, e que aberturas fica ultrapassadas mais rápido. É verdade isso? Se eu investir em alguns livros bons, quanto tempo em média eles levam pra ficar ultrapassados? Essa coleção de aberturas do watson, estava pensando em comprar, mas o primeiro e de 2009, isso já é suficiente para estar ultrapassado? E se eu comprar agora e ler daqui a dois anos? Me tira essa dúvida, por favor. E muito obrigado.

      Excluir
    3. Obrigado, André. Valeu pelas dicas e pela atenção, vou seguir o que você falou e ler os tópicos que citou. Eu fui atrás do curso de inglês instrumental que você falou :) O negócio é que eu achei várias categorias, pois eles são focados, né? As categorias são GAS E PETROLEO / TURISMO / ESCRITORIO / FINANÇAS E BANCOS / TI E TELECOM / MEDICO E FARMACEUTICO / JURIDICO E SEGUROS / CIENCIAS E PEQUISAS. Qual delas vc estudou pra focar nos livros de xadrez?

      Excluir
    4. Respondendo às suas dúvidas:

      1) Sobre a "validade" dos livros de xadrez:

      Um bom livro de xadrez é eterno. Por exemplo: recomendei neste tópico o JOGO DE POSIÇÃO do Eliskases. É de 1947, mas continua sendo um bom livro para ensinar ao principiante os conceitos clássicos da estratégia. Claro que já surgiram livros com novos conceitos estratégicos, como o do Watson, o do Carsten, ambos citados acima. Veja que MEU SISTEMA, livro clássico do Nimzowitsch, de 1925, ainda hoje é recomendado por 8 entre 10 grandes mestres. A mesma coisa é um livro de tática, como os dois volumes de tática do Pachman, o que eles ensinam eu até hoje não vi nenhum livro que os substituam. Mesma coisa o livro de estratégia do Pachman.

      Mas os livros de aberturas, realmente com o passar do tempo vão ficando obsoletos. Mas eu coloco como obsoletos livros de abertura de 2000 para trás. Porque mesmo os livros mais atuais de aberturas não acompanham a velocidade das novidades teóricas que surgem nos torneios de elite. Para acompanhar isso você terá de repassar partidas comentadas dos principais e atuais torneios e ler revistas de xadrez internacionais, que abordam mais rapidamente novidades em aberturas.

      Dizem que Kasparov tem um arsenal de estudos em aberturas, que nunca publicou, guardado em seu computador, e que poderia jogar ainda por muitos anos, surpreendendo os adversários. Logo, não vejo mal algum em você estudar os livros de abertura do Watson, mesmo sendo de 2009 e depois passar a estudar as partidas dos últimos torneios dos GMs tops, para ver o que mudou. Lembrando ainda que o principiante se preocupa muito com aberturas, mas esta deve ser a última fase do jogo a se estudar. E os profissionais normalmente não estudam em profundidade todas as aberturas, eles escolhem cerca de 9 ou 10 esquemas, que conhecem em profundidade. Leia meu tópico COMO PREPARAR UM REPERTÓRIO DE ABERTURAS.
      Ah! Alguns livros de finais também vão ficando obsoletos em alguns estudos. Por exemplo, o livro de finais do Pachman, apesar de ótimo, ficou obsoleto nos finais de dama. Novos livros já trazem esquemas mais precisos graças inclusive aos computadores, que passaram a fazer esse cálculo com precisão.

      2) Sobre o curso de inglês istrumental:

      O curso que fiz foi na UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados/MS, Inglês Instrumental para a seleção de Mestrado.

      Excluir
    5. Pra inglês instrumental eu usei o "As palavras mais comuns da língua inglesa", de um tal de R. Q. Almeida. Lendo e relendo algumas vezes o livro com atenção e seguindo o método do autor, aprende-se a ler o básico em inglês. Atualmente estou estudando a série "4000 essential english words", do Paul Nation, que é bão tamém. Se bem que no caso dos livros de xadrez, mesmo não sabendo ler, a maioria deles, quando se trata de análise de uma partida ou posição, são compostas por frases isoladas do tipo "white is better", "black is better", "with equality", "with initiative", "white to play and win", "attacking the 'c' pawn", "opening the 'f' file", etc. Que dá pra entender sem conhecer muito inglês.

      E. S.

      Excluir
    6. Fujo do estudo das aberturas bem como o Diabo foge da Cruz. Anand já abandonou partida em 5 lances numa simples Defesa Russa... tá bom que eu vou estudar abertura, se nem um ex-campeão mundial está à par das novidades, imagina nós capivaras. Tem que aprender finais, tática e estratégia mesmo, aberturas vem com a experiência.

      Excluir
    7. Boa dica essa do livro de inglês. Grato.
      Sobre aberturas, veja bem, eu entendo que devem sim ser estudadas... Mas isso após o estudo dos finais, da tática e da estratégia.
      Mas aí sempre me perguntam: "Mas, professor, se tenho de jogar torneios de xadrez mesmo durante os estudos dos finais, tática e estratégia, como vou jogá-los sem saber nada de aberturas?".
      Sugiro sempre que o estudante prepare pelo menos uns 7 a 8 esquemas de aberturas, ainda que compreendidos em pequena profundidade, para jogar torneios.
      E para isso, olha a sugestão de ouro: assista VÍDEOS DE ABERTURAS!
      Aprendi a defesa francesa em um vídeo-curso de 4 horas...
      Aprendi o ataque trompowsky, em uma aula em vídeo de 1 hora...
      Aprendi a defesa ninzowitch da mesma forma...
      E assim por diante.
      Vendo um vídeo desses por dia, e revendo esses vídeos para não esquecer, sempre uma semana depois, olha, talvez nem precise perder tempo em livros...
      Quando dou aulas de xadrez a um novato, em escolas, passo pelo menos uns 7 a 8 esquemas de aberturas, após ensinar o básico de tática, estratégia e finais.
      Para que o estudante saiba que existem outras aberturas além de 1. e4 ou 1.d4...
      Aliás, eles adoram quando ensino aberturas. Principalmente aquele velho mate do pastor, rs.

      Excluir
  4. Só mais uma coisa. Eu li que você recomendou fortemente aqui o JOGO DE POSIÇÃO, no entanto, eu procurei ele pra comprar em todos os lugares do mundo rs e não achei. Nem pra baixar na net eu consegui. Tem ideia de onde posso encontrar esse livro? E muito obrigado novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um livro antigo e raro. Há alguns meses, havia duas edições a venda na Estante Virtual. Uma delas por dez mil reais, acredita? Eu não estimulo pirataria, mas como é um livro raro, antigo (creio que já deve estar até com direito livre de escaneio), você pode baixá-lo nesse endereço:
      http://bit.ly/1K6wCyK
      Depois é só imprimir e encadernar.
      Bons estudos!

      Excluir
    2. Há uma versão de O Jogo de Posição em espanhol, mais nítida que essa acima, MAS com metade das páginas, ou seja, a edição em espanhol é muito resumida:
      http://bit.ly/1FEE9ka

      Excluir
  5. Consegui baixar gratuitamente os livros do Yasser Seirawan. Eles são bons?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha opinião, os livros de Yasser S. são para principiantes. Ele escreve sobre todas as fases do xadrez, mas apresenta estudos simplificados demais, diagramas com poucas variantes, análises superficiais (até porque ele não escolhe os exemplos mais complexos) e muito blá blá blá. Seu livro de aberturas, então, chega a ser ridículo! Não espere se tornar mestre estudando esses livros, servem quando muito para se ter uma ideia geral das fases do jogo.

      Excluir
  6. André consegui um programa chamado Chess Strategy 3,0 ( GM A. Kalinin) Dificuldade de elo de 1800 a 2400 estou achando muito eficaz, olha os temas que ele aborda:
    Vantagem no desenvolvimento, vantagem no espaço, ataque ao rei, ataque na ala da dama, defesa e contra ataque, casas fracas, diagonais e fileiras abertas, estrutura de peões, casas centrais, disposição das peças, trocas, sacrifício posicional, peões da dama isolado, peões pendurados, par de peoes em c3-d4 numa fileira semi aberta, prevenção, regra das duas fraquezas e plano de jogo, e usam exemplos de partidas classicas e atuais, acredito que após esse já de pra pegar o livro do Watson, na minha modesta opinião, pois estive comparando com o Meu sistema e o Pachman e não deixa a deseja.
    Referente a Tatica, estou estudando o livro de Táticas do Pachman + Chess for Beginner To Club Player com elo de 1000 a 1800 da Convekta.
    De finais estou estudando Finales Basicos, que foi sua indicação onde aborda 100 finais que todo enxadrista precisa conhecer, e consegui Total Chess Ending da Convekta do GM Alexander Panchenko com elo de dificuldade de 1900-2650.
    Bom, caso deseje comentar sobre esses itens, será muito legal para os demais que acompanham seu blog, obrigado por tudo, você me ajudou demais, Abs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu método de estudo está corretíssimo. O que importa é estudar as fases do jogo, metodicamente. Se conseguir fazer isso por meio de programas de computador, melhor ainda, porque avançará mais rápido! Eu teria apenas um porém com relação à estratégia. Estratégia é aprender a planejar. Será que isso funciona, se o estudante estudar algum programa com diagramas tipo: qual a estratégia a seguir? Não sei. Nunca testei esses programas. Já os programas de táticas e de finais, acho perfeitamente possível que se estude com a mesma qualidade, seja por livros, seja por programas de computador.

      Excluir
    2. Obrigado novamente, logo terei novidades...Se tiver facebook, e puder add será um prazer, abs

      Excluir
  7. Não entendi muito bem o começo, devo ir para FINAIS - TÁTICAS - ESTRATÉGIAS - ABERTURAS OU TÁTICAS - ESTRATÉGIAS - FINAIS - ABERTURAS ?

    ResponderExcluir
  8. Deve começar o estudo pelos finais. Depois a tática, depois a estratégia e por último as aberturas.
    Ou optar por algum treinamento que mescle um pouco de cada um desses elementos, por semana.
    Recomendo o livro Camino a la maestria, do MI Barreras. Dê uma olhada no tópico onde comento livros. Trata-se de um curso de 585 páginas, organizado em 25 semanas. Cada módulo você vê um pouco de finais, um pouco de táticas, um pouco de aberturas. Em um ano já estará bem avançado em todas as fases.

    ResponderExcluir
  9. você conhece o programa chess tutor?
    se sim, o que acha de cada um dos 3 niveis e o que eles oferecem?
    na sua opinião dá para se chegar a quanto de ranting treinando o 1 o 2 e o 3?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca usei esse programa. Mas ouvi bons comentários sobre ele.

      Excluir
    2. na sua opinião, o que um jogador precisa saber para ter 2300 de força de jogo, o que ele tem que aprender e dominar?

      Excluir
    3. Na minha opinião, este longo tópico que escrevi, explica isso. Um bom jogador de xadrez precisa ter sólido conhecimento de finais (primeira coisa), não cometer erros táticos (sei que até os grandes mestres, às vezes, erram taticamente, mas erram menos), conhecer os elementos estáticos e dinâmicos da estratégia, conhecer algumas linhas de aberturas, compreendendo seus principais planos, os finais que elas originam, a partir da estrutura de peões. Estude o Camino a maestria, do Barreras (veja tópico de livros). Você acha para baixar no Google, imprima, encaderne, estude um capítulo por semana. Verá que em um ano você estará mais próximo de seu objetivo. E jogar, né? Jogar muitas e muitas partidas! Não ter medo de disputar torneios após torneios! Hoje não adianta só estudar! O xadrez moderno se estuda... Jogando! Anotando suas partidas, estudando com engines, principalmente as que você perdeu, para detectar suas fraquezas e agilizar o treinamento onde está errando.

      Excluir
  10. Mestre, eu fiz minha rotina a seguinte.
    Segunda = Tática
    Terça = Tática
    Quarta = Tática/Combinações
    Quinta = Finais
    Sexta = Finais
    Sábado = Estratégia
    Domingo = Estratégia

    O Sr. acha que devo usar qual livro para cada assunto (1 para cada, ou 2) ? Desde já obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo mestre, rs, mas no xadrez eu me considero ainda um aprendiz.
      Bem, meu amigo, eu sugeriria que você estudasse o livro do Barreira, Camino a la maestria (veja tópico resenha de melhores livros, neste blog), que você achará no blog do Professor Matamoros (procure no Google).
      Estude um capítulo por semana, sendo que cada capítulo já tem um pouco de cada fase da partida e ainda tem abertura, que você não incluiu no seu esquema.
      Mas, se deseja MESMO um livro para cada fase, pois não!
      Para
      Tática - o Gane Combinando do Volkhard Igney;
      Estratégia - Estratégia moderna do Pachman, mesmo sendo antigo, merece ser visto, antes dos modenos Mejore su ajedrez posicional, de Carsten Hansen e Secretos da la moderna estrategia, do John Watson (tem em português, mas a tradução é péssima, vide tópico de resenhas de livros, neste blog);
      Finais - Six hundred endings, do Lajos Portish (tem pra baixar, vide comentários ao tópico resenha), mesmo sendo em inglês, é muito bom! Estude apenas os diagrama, sem se preocupar muito em traduzir os poucos textos. É intuitivo, após alguns diagramas, você mesmo já entenderá o que o texto diz.

      Excluir
    2. Acho que para os FINAIS basta o Six Hundred.
      Para táticas, talvez bom seria estudar mais um, tipo os dois volumes de tática do Pachman, Tactica moderna en el ajedres I e II, ou ainda o moderno e em português Matrizes Táticas, do Rubens Filguth.

      Excluir
  11. Professor, qual livro o senhor recomendaria para o desenvolvimento do cálculo mental e de lances candidatos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - Maestria em el calculo, do Jacob Aagaard (ótimo!);
      - La essencia del juego de ajedrez, Andrew Soltis (bom, mas o anterior ainda é melhor);
      - Problemas de estrategia, Romero e Gonzales (é mais para cálculo de lances candidatos estratégicos);
      São esses.
      Recomendo, ainda, que treine repassar pequenas partidas de no máximo 25 lances, mentalmente.

      Excluir
  12. Excelente, Parabéns pelo trabalho. Vou procurar o material e iniciar meu treinamento, e o mais importante, além de ter o método correto de estudo tem que dedicar, porque finais e muito chato de estudar. Mas se mesclar entre os temas não fica cansativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Finais são chatos de se estudar, fato. Mas se você estudá-los naquele programa de treinamento, do Milos, verá que é até legal.

      Excluir
  13. Para ser um forte jogador de xadrez tem que saber calcular com precisão. Não adianta estudar tanto, se não consegue calcular. Ok. Já para partidas rápidas ajuda muito estudar já que não há tempo para fazer cálculos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naturalmente que para ser um forte jogador, precisa ter a capacidade de calcular bem. Mas só isso, acredite em mim, não basta.

      O roteiro que passei neste tópico, me foi passado por um Mestre brasileiro, há uns 20 anos. A quem eu agradeço muito, pois melhorou meu xadrez à época, significativamente.

      Agora, de nada adiantam os cálculos, se não se tem uma compreensão estratégica avançada, do nobre jogo. Pois sem isso, o jogador não conseguirá estabelecer um plano! Toda partida de xadrez precisa ser jogada sob a elaboração de um plano. E só se aprende planejar, estudando.

      Também de nada adiantam os cálculos, se não se sabe como conduzir, por exemplo, um final de torres.

      Esses conhecimentos não se adquirem só de jogar. Tem de se estudar.

      Mas eu nunca defendi apenas o estudo. Defendi que se estude JOGANDO! Disputando torneios.

      Ou seja, o aprimoramento enxadrístico pode ser comparado à fabricação de uma aeronave. A asa direita é a tática... A asa esquerda são os cálculos... A parte da frente do avião são as aberturas... A cauda são os finais... O corpo do avião é o jogador, que precisa ter algumas aptidões.

      O cálculo é uma dessas aptidões, a visão do tabuleiro é outra... A preparação física também conta, mental idem.

      Excluir
    2. Já te contei, José, sobre a derrota que o super GM So teve frente ao GM Leinier?

      O caso foi narrado nesse tópico:

      http://andregreff.blogspot.com.br/2014/02/apos-44-anos-atualidade-de-ludek-pachman.html?q=pachman

      So é um dos super GMs da atualidade e imagina-se que calcule muito bem qualquer posição. No entanto ele perdeu frente a Leinier por desconhecer uma posição de um livro estratégico que recomendei aqui no Blog: o Estratégia Moderna do Pachman! Que foi escrito há mais de 40 anos...

      Isso ocorreu numa semana em que eu debatia, no antigo Orkut, com enxadristas brasileiros, entre eles um mestre, de que o estudo desses livros de estratégia, mesmo antigos, é recomendável. Diziam-me eles que "não", bastaria estudar apenas os novos compêndios como os do Watson, Carsten, Nunn. Bem naquele dia, So perdeu essa partida. Partida que aliás eu vi no mesmo momento em que era jogada, pelo Chessbomb. E tão logo vi a posição, disse "So caiu na velha posição ensinada por Pachman como errada para as pretas... Perdeu!".

      Aí você vai me dizer: mas esse foi um caso isolado.

      Será?

      Excluir
  14. Grande professor,
    Antes de mais nada, o material e informações que disponibilizou é único e excepcional ! Me observo como uma pessoa bastante metódica e perfeccionista, e após ler esta postagem sinto uma enorme satisfação e gratidão por compartilhar pública e gratuitamente informações e links tão valiosos, demonstrando admirável generosidade e transparência, além de paciência e vontade de ajudar para com o próximo ! Meus parabéns !
    Estou traçando meu projeto de estudos e aprimoramento no Xadrez e nada mais fundamental que aprender a aprender. Sinto-me realizado agora.
    Tenho certa experiencia no Xadrez e decidi não investir $ por enquanto em meu aprendizado, optei em fazer cadastro no chessimo, complementando com outros programas para a parte prática, e, download de livros a respeito da teoria.
    Meritíssimo Andre, achas que a partir da prática através de programas, exercícios e partidas online, descartando a teoria, consegue-se evoluir e auto aprimorar suficientemente, levando-se em conta que não pretendo disputar campeonatos ou torneios, apenas ser um forte jogador? Qual a relação entre o estudo prático (diagramas, exercícios) e o teórico (vídeos, livros) ?
    Desde já agradeço !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Renan,
      Obrigado pelos elogios, imerecidos no me diz respeito. Não me considero grande, nem meritíssimo.
      Criei este e outros tópicos sobre xadrez para dividir mesmo o pouco de experiência que adquiri desde que aprendi a jogar.
      Parabéns pelo seu desejo de se aprimorar no estudo do nobre jogo, verá que o xadrez melhora o intelecto, a nossa atenção e disciplina.
      Sobre suas dúvidas, eu penso que é imprescindível estudar pelo menos um bom livro de finais, um bom livro de táticas, e pelo menos dois (um antigo e um novo) de estratégia.
      Os programas, como chessimo são muito úteis e substituem e aceleram o estudo dos finais e da tática. Mas de estratégia, creio eu que só mesmo estudando bons livros, você adquirirá conhecimento necessário para planejar, imprescindível para que se jogue bem.
      Recomendo o estudo de dois livros: CAMINO A LA MAESTRIA, do Mestre Barreiras e ESTRATÉGIA MODERNA do Pachman, além de repassar os diagramas de finais e tática do curso Chessimo.
      Outra coisa: torneios. Não há como evoluir no xadrez sem jogar torneios. Logo, mesmo que você não queira se profissionalizar, terá de jogar torneios.
      Ninguém evolui no xadrez só estudando livros.
      Mas eu penso que ninguém evolui só jogando também.
      Tem de praticar ambos, estudo e torneios.
      Os vídeos aceleram a aprendizagem e fazem economizar tempo, principalmente no estudo das aberturas.
      Um bom curso, por exemplo, de uma abertura, com umas 4 horas de vídeo, economiza 3 meses que você passaria estudando um livro sobre a dita abertura.
      Apesar que repassando um bom livro de aberturas,
      com muitas variantes, adquire-se visão de jogo.
      Partidas on line são muito úteis, para que você teste as aberturas que estudou, antes de jogar torneios reais e adquira confiança em si mesmo, elemento psicológico imprescindível também para que se vençam partidas.
      É isso. Espero ter ajudado.

      Excluir
    2. Parabéns prof. André pelo embasamento na nossa paixão o xadrez! gostaria de saber o que o sr. indicaria para o controle emocional que é fundamental em uma competição.Grato!

      Excluir
    3. Boa pergunta! Como controlar o nervosismo e a ansiedade? Parte do nosso nervosismo, penso eu, ocorre porque não fizemos o dever de casa, antes de um torneio. O que seria esse dever de casa?
      Bem, se vai jogar contra jogadores que já possuem partidas publicadas, fazer uma pesquisa delas, apurando o estilo de seus adversários mais perigosos, as aberturas que eles usam, se cometem erros táticos, se cometem apuros de tempo etc.
      Rever pelo menos uns dez esquemas rápidos de aberturas antes dos torneios (aqui eu lhe indico meu tópico sobre como preparar um repertório de aberturas).
      No meu caso também ajudou muito a prática do Budismo, os mantras budistas, com frequência. Mas já soube que a yoga funciona muito bem para acalmar os nervos.
      Evite chegar muito cedo ao local de jogo. Eu sempre chego faltando 15 minutos para as partidas, salvo o primeiro dia, que tem congresso técnico e tem de se chegar mais cedo.
      E evito ficar jogando relâmpagos antes das partidas do torneio. Sou da opinião de que local de torneio não é lugar para se ficar jogando amistosas e relâmpagos.
      Outra coisa: repita sempre para a sua mente o seguinte "minha obrigação é apenas jogar cada vez melhor, não sou obrigado a vencer sempre".
      Espero ter ajudado.

      Excluir
    4. Muito obrigado, sua ajuda foi muito valiosa!

      Excluir
  15. Olá, estou começando no xadrez (rating de 1100 no chess.com), já tenho programas como chessbase e Fritz Gui e engines como stockfish, komodo e Houdini. Muitos me recomendaram o livro Xadrez Básico do Orfeu, você disse no post que ele não é muito bom, então com que livro deveria começar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja até comprei o livro do Orfeu e comecei a estudar q parte de finais de rei e peões.

      Excluir
    2. Veja bem, eu nunca disse que o livro do ORFEU é ruim. Tenho um carinho especial por esse livro, o XADREZ BÁSICO, pois foi um dos primeiros que estudei e é um dos únicos no Brasil que apresentam uma visão ao menos metódica dos finais e do meio-jogo. Mas na minha opinião, envelheceu, já há outros livros que suprem melhor suas fases... Neste tópico eu os indico, leia-o com atenção, inclusive os comentários. Recomendo que escolha um livro para estudar os finais, outro para táticas e outro para estratégia.
      Na minha modesta opinião, XADREZ BÁSICO nem de longe enfoca o que um MODERNA ESTRATÉGIA do Pachman e SEGREDOS DA ESTRATÉGIA do Watson, enfocam sobre estratégia...
      XADREZ BÁSICO nem de longe trata, no seu capítulo sobre táticas, do que o Pachman tratou com maestria em seus dois volumes do TÁTICA MODERNA EN AJEDREZ ...
      Finais, livros como o SIX HUNDRED o superam.
      Ou seja,com XADREZ BÁSICO pode-se esperar vencer torneios com jogadores fracos. Porque já saíram novos livros, novos cursos, em computador, em vídeos etc.

      Excluir
  16. O antigo link do SIX HUNDRED expirou. O novo é esse:
    https://www.4shared.com/office/5CP204Uvce/Six_hundred_endings.html?

    ResponderExcluir
  17. Muito obrigado por esse post, muito bem explicado e tudo mais! Volte a postar mais coisas porque, acredito ser, proveitoso para todos.
    Consegui muito material, comprado e baixado, mas ainda estou na dúvida de como seguir. Falo com algumas pessoas e cada um fala uma coisa e fico perdido. Comecei a treinar seriamente mais esses meses atrás e preciso de um norte, mais do que vc já deu nesse post.
    Comecei a ler Meu Sistema e me ajudou muito, mas parece que agora, depois de 1/3 lido, não tem rendido muito bem.
    Como faz pouco tempo que estudo, gostaria de algo mais direcionado à isso mesmo. Não sei se consegui expôr muito bem minha situação, mas obrigado desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Matheus. Onde você está errando? Penso eu que esteja com uma visão limitada de estratégia e cometendo erros táticos! Recomendo que estude o livro ESTRATÉGIA MODERNA do Pachman, bem como os dois livros de TÁTICA, do mesmo autor. Depois estude algo mais modernos, sobre estratégia, como o SEGREDOS DA ESTRATÉGIA MODERNA, do John Watson. Vença pelo menos 1 livro de finais, recomendo o SIX HUNDRED ENDINGS. Depois, estude o EL AJEDREZ DE TORNEO do Bronstein. E verá que as vitórias virão. Abraços.

      Excluir
    2. Beleza, André! Vou seguir esse seu conselho sim... veja se está bom esse plano:

      Modern Chess Strategy - Pachman (1 hora)
      Táctica moderna en ajedrez - Tomo I - Pachman (1 hora)

      E de quarta e sexta, algumas partidas online...
      Tem mais alguma sugestão?
      Não sei como me portaria se lesse muitos livros ao mesmo tempo, mas estou aberto a seu norte.

      Excluir
    3. Veja bem, por que você está estudando o estratégia do Pachman, em inglês, se já existe a edição em português e em PDF? Recomendo que estude a em português. Na estante virtual você acha edição usada, bem barata, dessa obra, se quiser o original.

      Porque em inglês, a menos que você seja fluente, terá dificuldades em compreender os conceitos estratégicos ensinados no livro.

      O estudo parcelado, tipo: na segunda e na quarta, estudar estratégia... Na terça e na quinta, tática... No resto da semana, finais... Funciona para uns e não funciona bem para outros. Eu sempre preferi estudar todo um livro de finais, depois todo um de tática, depois todo um de estratégia, sabendo que as vitórias só virão depois de estudar bem pelo menos essas 3 fases.

      Ou seja, nesse sistema de estudo fatiado, parcelado, pode ser que você demore mais para ter bons resultados e se frustre, questionando o método que recomendei.

      Muitas pessoas dão um monte de conselhos e isso confunde mesmo a cabeça de quem está se preparando no xadrez. Mas meu conselho continua sendo o mesmo, nesse tópico e nos comentários:

      - estude um bom livros de finais, TODO! (primeira coisa)
      - estude um bom livro de táticas (no caso, Pachman, são 2 volumes), TODO!
      - estude um bom livro de estratégia, TODO...
      - estude um bom livro de partidas comentadas, recomendo o EL AJEDREZ DE TORNEO, TODO.
      Após vencer o de estratégia, você já pode E DEVE começar a disputar alguns torneios. Para adquirir ritmo de jogo.

      Lembre-se: se estudar apenas um livro de finais e for disputar torneios, você ainda vai perder. Isso porque só o estudo dessa fase, não lhe capacita a disputar torneios. Você precisa estudar também tática e estratégia, antes de disputar torneios.

      O que fazer nas horas vagas?

      Eis minhas dicas:

      - Resolva diagramas de tática do programa Chessimo ou similar;

      - Resolva diagramas de finais do programa Chessimo ou similar;

      - Assista vídeos de estudos de aberturas, no youtube ou baixe-os em alguns sites (esses vídeos que ensinam aberturas são ótimos, e economizam TEMPO! Em vez de perder tempo estudando um enorme livro sobre, por exemplo, a abertura Ruy Lopez, assista um vídeo, de pelo menos uma hora, sobre a mesma! Verá qe aprende mais rápido e de forma menos cansativa)

      - Jogue partidas on line e TESTE AS ABERTURAS QUE APRENDEU NOS VÍDEOS.

      Excluir
  18. Mestre André, antes de tudo agradeço por esse excelente guia. Tenho algumas dúvidas ainda reminiscentes:

    1) Para um jogador de aproximadamente 1400 ELO, seria interessante estudar primeiro o 'El camino a la Maestria' para ter um bom embasamento em todas as fases do jogo e depois aprofundar em finais, estratégia e tática concomitantemente?

    2) Se sim, quais livros você acredita que serviriam para tal aprofundamento?

    3) Você recomenda estudar aberturas somente depois de ter dado uma boa estudada em: finais, estratégias e táticas; ou seria possível fazer o estudo daquelas em concomitância com estas?

    Obrigado desde já.


    Abraços enxadrísticos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivo insistindo nisso. Não sou mestre no xadrez. Fico lisonjeado que me chamem por mestre, mas nem mestrado eu ainda possuo (estou na metade da conclusão de um), mas sou professor, logo, se todo professor é mestre, acho que posso receber esse tratamento, rs, sem me acanhar. Obrigado!

      Vamos às suas dúvidas:

      1) 1400 de elo já é um rating bom. Recomendo que estude o EL AJEDREZ DE TORNEO, estude os livros do DVORETSKI, do JOHN WATSON e do JACOB AAGAARD, os 3 maestrias, E vença pelo menos um bom livro de finais, o SIX HUNDRED ajudaria. O Camino a la Maestria é ótimo, mas penso que na sua fase, pode já avançar para outros;

      2) Os que citei assim, e, além disso, programas de xadrez. Procure aqueles com exercícios táticos e aqueles capazes de analisar suas partidas. Nessa fase em que você está, é de suma importância que você analise suas próprias partidas, descubra seu estilo de jogo, a fim de escolher algum grande jogador e estudar todas as suas partidas;

      3) Se você joga torneios, não tem jeito, terá de pelo menos escolher umas 7 a 10 aberturas e já estudá-las. Pois não adianta ir num torneio, sem o conhecimento mínimo de algumas linhas. Mas sempre lembrando que o método de estudo correto do xadrez, é o inverso: primeiro finais, depois meio-jogo, depois aberturas.

      Excluir
  19. Começar estudando finais com o Xadrez Vitorioso também seria uma boa opção?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E só por curiosidade, qual seu rating (Fide, LBX etc)?

      Excluir
    2. Eu não recomendo nenhum livro da Coleção Xadrez Vitorioso, do Sr. Seirawan, porque na minha opinião, são fracos. No nível duríssimo dos torneios, melhor mesmo estudar outros livros, os que indico no tópico, para cada fase. Não precisa estudar todos, escolha apenas 1 de cada fase e manda ver!Do Seirawan, pra lhe ser franco, o único livro que gostei é aquele em português, que ele comenta suas principais partidas, DUELOS DE XADREZ.

      Atualmente nem rating eu tenho. Pois me afastei dos torneios, afinal, fazendo mestrado, não há tempo pro xadrez, né?

      Também porque moro no interior do MS e aqui, para fazer bloco de rating FIDE, é complicado. Não saem torneios assim, com frequência.

      Mas mesmo eu não sendo mestre no xadrez, nem rating considerável, acredite nos meus conselhos, Daniel. Porque quem me passou os mesmos, foi um conhecido e competente Mestre Fide. Isso há mais de 27 anos... E mesmo tendo havido mudanças no xadrez mundial (mudanças no estilo, na forma de estudo, nas técnicas, nas aberturas, na estratégia etc), o começo continua sendo o que postei. QUEM DISSER O OPOSTO DISSO, ESTARÁ MENTINDO...

      Você estude seis livros, nessa ordem:
      1) Six hundred endings7
      2) Jogo de posição
      3) Tática moderna en ajedrez, volumes 1 e 2
      4) El ajedrez de torneo
      5) Segredos de moderna estratégia
      E vá jogar um torneio, QUE NÃO SEJA DE MESTRES, e verá que se sairá bem.
      Se não sair, pode vir aqui e me chamar de mentiroso, que manterei sua postagem.

      Excluir
    3. Opa, obrigado. Lhe perguntei o rating apenas por curiosidade, mas acredito nas suas palavras e nas suas dicas de estudo. Agora é só estudar e saber o segredo do treinamento dos mestres quando melhorar kkkk. Boa sorte no mestrado, abs.
      Daniel.

      Excluir
  20. Só mais duas perguntas:
    1- Não encontrei o jogo de posição nem pra comprar nem baixar, qual livro posso substituir?
    2-Como estudo esses livros? Com um tabuleiro do lado fazendo os lances e tentando resolver as posições ou só lendo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O link do JOGO DE POSIÇÃO está nestes comentários mesmo, logo no começo:
      http://bit.ly/1K6wCyK
      Não há, que eu saiba, substituto. O mais próximo, que ensina algo parecido, é o ESTRATÉGIA MODERNA do Pachman.
      Como estudar esses livros?
      Tem de repassar as partidas ao tabuleiro, inclusive com as variantes. Você terá de recomeçar a mesma partida muitas vezes, porque há muitas variantes por partidas. É tedioso, mas nisso treina-se a visão de jogo e para de se perder peças de graça.
      Outra sugestão: estudar com dois tabuleiros pequenos, um para a linha principal e outro para as variantes. Há quem diga que é mais prático.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
    2. Ajudou muito! Desculpe me pela falta de atenção não tinha visto o link, e obrigado pelas dicas ;)!

      Excluir
  21. Olá Professor André, posso te chamar de professor? rs. Primeiramente muito obrigado pelas dicas, não encontrei nada em português com tamanha qualidade pra começar. Não jogo nada de xadrez, mas estou apaixonado. Gostaria de uma ajuda, primeiro, não tenho tanto tempo, tenho apenas 2 horas por dia. Estou com o CHESSIMO aqui, comecei treinando alguns finais, e por mais chato que pareça ser, aparentemente estou entendendo como funcionam as jogadas. Minha pergunta: Eu devo estudar primeiro o six hundred endings, ou posso continuar o curso de finais do chessimo apenas? De tatica e estrategia, os livros que o senhor recomendou estão em ordem para os principiantes ou não? Se não, quais o senhor recomenda para jogadores crus de tudo? Domino o inglês, então é tranquilo, espanhol não, mas a gente tenta né? Novamente muito obrigado André, o senhor está fazendo um trabalho show!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Joe Hazinsk. Em primeiro lugar, parabéns por ter escolhido o xadrez como passatempo, pois é um hábito que além de saudável, melhora o rendimento escolar, porque desenvolve aptidões cognitivas. Em segundo lugar, sobre suas dúvidas, penso eu que o CHESSIMO supre perfeitamente a necessidade de conhecimento de finais, ou seja, se você vencer todo o curso do CHESSIMO, não precisa estudar o six hundred. O CHESSIMO ainda possui um bom curso de táticas para principiantes, vale a pena estudá-lo. Você pode estudar 3 dias na semana, finais e 3 dias, táticas. Os livros que indiquei são para iniciantes também, mas se você ainda está cru de tudo, talvez esses livros sejam avançados demais, né? Sugiro que estude algo mais ameno, antes de estudar, por exemplo, Pachman, Eliskases, Bronstein e autores mais modernos, como John Watson, Jacob Aaagaard, Silman, Dworetsky etc... Há uma coleção do Paulo Giusti, que serve para quem está ainda cru de tudo...Chama-se Tratado Geral em 3 volumes, pela editora Ciência Moderna. Melhor do que aqueles livrinhos do Seirawan. E mais atuais do que o Xadrez Básico, do D'Agostini. Depois de estudá-los, ai sim vale a pena estudar um ESTRATÉGIA MODERNA do Pachman, um JOGO DE POSIÇÃO do Eliskases, um SEGREDOS DA ESTRATEGIA MODERNA do John Watson, alguns de tática, como os dois volumes em espanhol do Pachman, bem como o EL AJEDREZ DE TORNEO do Bronstein.
      Se quiser, comece estudando o MEU SISTEMA do Nimzovitsch, porque usei esse livro com alunos que estavam crus no xadrez e, por mais que seja um livro que até grandes mestres estudam, também melhora o xadrez de novatos. E, o mais importante, há uma edição em português, pela editora Solis.
      Nessa fase você já deverá estar jogando sem perder peças de graça e poderá almejar voos mais altos.
      Obrigado pelas elogios, imerecidos da minha parte e avante!

      Excluir
    2. Olá André, obrigado pela resposta! Então acho que farei como o senhor diz, 3 dias de finais, 3 de táticas, usarei apenas o CHESSIMO por enquanto. Na verdade até estou lendo o Xadrez Básico do Dr Orfeu, então o senhor acha que eu deveria trocar pelo Tratado Geral do Paulo Giusti? Outra coisa que esqueci de perguntar, devo deixar o estudo da estratégia para depois? Devo ficar assim pelo tempo necessário para vencer os cursos do CHESSIMO, certo? Abração.

      Excluir
    3. Eu entendo que se você começou a ESTUDAR o Xadrez Básico, deve terminar esse estudo antes de passar para outro livro. Porque não há coisa pior para um enxadrista, do que começar uma coisa e não finalizá-la. Aliás, para o ser humano, né?
      Se não estudar estratégia, não vai saber planejar. Logo, não conseguirá jogar bem. O estudo de livros como Jogo de Posição, Estratégia Moderna do Pachman, Segredos da Estratégia do Watson, Meu Sistema... Servem para que o enxadrista aprenda a planejar. Xadrez é um jogo de guerra e guerra não se ganha sem planejamento.
      Os estudos do Chessimo servem para turbinar o estudo das fases final e tática. É tão bom esse curso, que até dispensa o estudo em livros, dessas 2 fases. Mas estratégia, não! Você terá mesmo de achar tempo para estudar esses livros que indiquei, senão não evoluirá.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
    4. Eu sempre uso o verbo ESTUDAR livros de xadrez.
      E não LER.
      Porque pra mim, livros de xadrez são que nem livros de matemática.
      Eles são para serem estudados.
      É mais trabalhoso.

      Excluir
    5. Estou alertando sobre essa diferença, porque tenho um amigo que "lê" livros de xadrez, rsrsrs. O que ele faz? Ele "passa os olhos no livro" e vence um livro, por exemplo, de 300 páginas, em dez dias, ou menos.
      Isso, gente, não leva a nada!
      Livros de xadrez devem ser estudados. Tem de "armar" o tabuleiro, de acordo com a posição de cada diagrama e repassar os lances transcritos no livro, bem como variantes, sub-variantes etc.
      Cansa, sem dúvida. Por isso não se pode perder tempo em livros ruins.
      E por isso criei esse tópico e aquele outro dos melhores livros de xadrez.
      Para que nossos enxadristas não percam tempo.

      Excluir
    6. Muito bom professor! Sigo estudando, 3 dias finais, 2 taticas e pretendo colocar estrategia, estou atrás dos livros. Uma outra coisa que queria perguntar é sobre os tais símbolos cabalísticos, sei que o piso quadriculado tal qual um tabuleiro de xadrez é muito usado em escolas de mistérios, sou estudante de cabala e já até ouvi alguma menção ao jogo de xadrez em relação à isso e aos templários. O senhor saberia me informar algo?

      Excluir
    7. Há livros que associam o xadrez ao esoterismo. Confesso que nunca vi utilidade nesse estudo.

      Excluir
  22. André, eu quero ter o xadrez como algo além do "divertimento" q ele proporciona. Li oq o sr falou acim, e comentários também. queria saber das obras de xadrez já traduzidas q eu posso utilizar nesse início de estudos no xadrez?e qual(is) plano (s) de estudo devo usar para um inociante como eu? (leve em consideração q eu só sei mover peças e nada além disso)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo que sua pergunta foi a mesma do Joe, logo eu recomendo o mesmo que recomendei pra ele.
      Sobre livros em português que valem a pena, temos poucos, infelizmente.
      Há a coleção do Seirawan, que acho fraca, como já disse... Mas se você quiser, poderia começar por ela, Xadrez Vitorioso... Há os livros do Paulo Gisuti, que me parecem melhores para o iniciante... Há o Xadrez Básico, que ao meu ver está já desatualizado. Quando digo que esse livro tá desatualizado e recomendo, por exemplo, o estudo do JOGO DE POSIÇÃO, que é de 1947, muita gente deve ficar intrigada. Explico: o Jogo de Posição ensina segredos essenciais ao jogo prático, clássico, que o Xadrez Básico, mesmo sendo lançado posteriormente, não ensina. Mesma coisa os livros do Pachman. Procure livros do Pachman em português, aquela coleção de 3 livros, da Editora Presença de Portugal. São altamente recomendados.

      Excluir
    2. Na dúvida, leia "Xadrez básico", do D'Agostini. Se quer se arriscar, a sugestão do André de estudar a trilogia do Gisuti parece viável, uma vez que seria um "Xadrez básico" melhorado e mais atualizado, mas como não o estudei, não posso confirmar com certeza.

      Concordo com o André também na parte de evitar a série "Xadrez vitorioso", do Seirawan. O livro "Jogo de posição", do Eliskases é bom, mas no meu ponto de vista não é pra marujos de primeira viagem, principalmente pra quem só sabe mexer as peças.

      Como disse, se quer investir seu tempo e dinheiro em algo 100% confiável, compre e estude o livro "Xadrez básico", de preferência a última edição do livro, em capa verde.

      E. S.

      Excluir
  23. Parabéns amigo André...Ta sumido...Colaborando como sempre para o desenvolvimento do xadrez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô sumido, mas por uma boa causa! Tô fazendo mestrado em direitos humanos. Na fase de escrever a dissertação. Mas voltarei ao xadrez, com certeza, meu amigo. Obrigado pela força e pela presença aqui nestes comentários.

      Excluir
  24. Já começou falando que não se começa a estudar pelas aberturas, logo no dia em que eu acabei de comprar com todo o dinheiro que eu tinha um livro de aberturas. Essa vida é cruel rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns, Átila, por ter compreendido o que escrevi, logo na primeira leitura! Enxadrista é condicionado a achar que deve se começar estudando as aberturas e mesmo quando a gente escreve de forma clara, eles persistem em "não entender". Esse livro que você comprou, que nem sei qual é, não será perdido. Guarde-o que no momento certo lhe servirá.
      Mas entenda isso, não há lógica nenhuma em se começar estudando as aberturas, no xadrez.
      Porque os principais erros que se comete e que fazem perder uma partida, são de tática, de estratégia e às vezes de final. Nessa ordem que coloquei.
      O principiante costuma cometer 99% dos seus erros, na tática. Perde peças de graça, deixa peças penduradas, não vê ataques duplos etc.
      Quando estuda bem essa fase, aí passa a errar na estratégia.
      Depois que estuda essa fase, erra nos finais, mas aí já tá jogando relativamente bem.
      Nessa fase, ele precisará de poucos esquemas de aberturas, tipo uns cinco a sete esquemas, mas compreendidos em profundidade! Começo, meio e fim.

      Excluir
    2. Mas tem que ver também qual livro de aberturas você comprou, né, cara? Se for a série completa do Watson, "Dominando as aberturas no xadrez", guarda ela por uns dois anos. O dinheiro não foi totalmente mal gasto.

      E. S.

      Excluir
  25. Onde eu posso comprar o livro "El camino a la maestria"? Achei só no site da editor mas tem um frete de 83 dólares!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que não comprei o meu. Xeroquei. Encadernei em capa dura, em dois volumes. Você pode baixar nesse site:
      https://www.4shared.com/get/4mgdaRGhce/E_C_M_Barreras.html
      Para baixar, é preciso estar logado no facebook, pelo menos.
      Clique no ícone de download à direita, o gratuito.
      Gente, isso não é incentivo à pirataria. Pois (1) é mesmo um livro difícil de achar e 83 dólares de frete é demais... (2) nosso código penal PERMITE a extração de uma cópia de um livro, PARA USO EXCLUSIVO DE QUEM O XEROCOU, e sem visar lucros, vide artigo 184, parágrafo 4o, do código penal brasileiro.
      Espero ter ajudado, sr. Márcio. Bons estudos!

      Excluir
  26. Boa tarde prof. André, tenho disponibilidade para estudar xadrez durante a semana toda, exceto aos domingos. Ministro cursos para iniciantes em xadrez (o básico), mas pretendo participar de competições abertas e obter bons resultados.
    Não sei montar meu plano de estudos durante a semana, preciso de seu auxílio para preencher cada dia com os temas: finais, estratégia, combinações, etc. O tempo médio diário estudado para cada assunto. Ainda não montei meu repertório de aberturas porque tenho que estudar bastante meio jogo e finalização e tenho ciência da complexidade do estudo de aberturas e escolha das mesmas e suas varias, juntamente com suas defesas (jogando pretas).
    Gentilmente rogo por sua ajuda.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lucio Freitas. Recomendo que faça um esquema semanal, contendo todos os dias da semana. Reserve 3 dias da semana (ou parte desses dias) para a tática, 2 dias para estratégia, 2 para finais. Ou separe partes dos dias, por exemplo, na segunda, quarta e sexta, estude 2 horas de tática e 2 de estratégia. Na terça e quinta, 2 horas de finais e 2 de abertura. Reserve o domingo para descanso ou ainda para assistir vídeos. Aberturas por exemplo, você aprende muito vendo vídeos.
      Um bom esquema de estudo ainda tem de contemplar torneios e tempo para jogar partidas on line, pelo menos, ou com algum colega enxadrista que seja do mesmo nível seu ou um pouco acima (o ideal).
      Hoje em dia, penso eu, não precisa mais estudar 8 horas por dia de xadrez. No máximo umas 5. Turbine seu estudo com programas de xadrez, por exemplo o CT-ART para tática e o Chessimo para finais. Porque esses programas economizam tempo, já que você não terá de montar uma posição no tabuleiro, pra resolvê-la.
      Espero ter ajudado. Abraços.

      Excluir
  27. Boa tarde, quero começar estudando só finais por enquanto, se fosse indicar só 01 livro e 01 programa, quais seriam? LembrAndo que meu inglês é básico, obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo o - CÓMO JUGAR CON FACILIDAD LOS FINALES DE AJEDREZ, IAN SNAPE, porque é simples e abrange os principais finais. Claro que para se chegar ao nível de um mestre, vai ter de encarar livros de finais mais amplos, mas esse dá para começar.

      Excluir
  28. Boa noite Andre, gostei muito das suas dicas. Estou mesclando meu treinamento entre táticas e finais no chessimo. Mas estou querendo imprimir uns livros de tática para estudar de forma mais profunda e um de estratégia. Minha duvida e a seguinte estou entre dois livros que você cita o do John Nunn Aprenda tática de ajedrez e o Tatica do Moderna do Pachman. Acha que devo estudar os dois ou apenas um deles? No caso dos livros de estratégia estou na duvida entre começar pelo estratégia moderna do pachman ou começar pelo Meu Sistema.
    Sobre os finais você acha que o Chessimo basta ou que devo pegar um livro sobre finais para complementar também. Obrigado pelas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado, eu entendo que o curso de finais do Chessimo já supre a necessidade da formação enxadrística para um jogador de torneios. Para chegar a mestre, tem de estudar mesmo algum livro, ter mais teoria, principalmente finais de torres. Com relação a tática, os dois livros do Pachman são melhores que o do Nunn. Com relação a estratégia, recomendo que estude o do Pachman e depois um mais moderno, como o do John Watson. Meu Sistema é um clássico, vale a pena estudá-lo também, mas penso eu que esses outros suprem. Bons estudos.

      Excluir
  29. Essa coleção do kasparov q o sr. citou, existe 5 volumes, básico, avançado, partidas imortais, exercícios (nível fácil ao avançado) e um volume "campeões" que fala sobre os campeões mundiais e analisa suas melhores partidas, supondo que eu estude e termine esses 5 volumes (principalmente o avançado) e estudando FINAIS paralelamente eu como jogador mediano (1600-1700 de rating FIDE) chegaria PRÓXIMO dos 2000? na sua opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que sim. Mas eu entendo que fica faltando mesmo um bom curso de finais e de tática.

      Excluir
    2. Ok, então no lugar do curso do kasparov pensei em usar
      Gane Combinando e o Como Jugar con facilidad los finales, o que acha? esses 2 ou o curso do kasparov?

      Excluir
    3. E caso seja a primeira opção, uso o como jugar con facilidad los finales ou o Endgame - Makarov?

      Excluir
    4. Como jugar com facilidade me parece melhor para quem está começando.

      Excluir
  30. e gane combinando ou aprenda tacticas de ajedrez do john nunn?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabe combinando me parece melhor para quem está começando tb.

      Excluir
  31. muito obrigado pelo plano de estudos

    ResponderExcluir
  32. Parabéns pelo artigo e pela dedicação em responder a todos. Só o amor pelo xadrez explica isso.

    ResponderExcluir
  33. Olá André.
    Eu estou estudando livros de partidas de xadrez comentadas (de preferência pelo próprio GM) sempre tentando advinhar cada lance do GM em questão. Estou também resolvendo táticas pelo Chesstempo, nível médio e tbm difícil. O que vc acha?
    Sei que toda vez que treino chesstempo meu rating on line sobe gradativamente. Não tenho tempo e por isso busco praticidade. Agradeço sua ajuda antecipadamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Treinar tática é essencial para quem começa, amigo.

      Excluir
  34. Excelente artigo André. Recebemos dos amigos de Santa Bárbara (onde tem acontecido os torneios do Caraça) e postamos em nosso grupo de xadrez do Wattsapp de governador valadares. Está bombando e particularmente estou já lendo os seus outros artigos. Meus Parabéns e obrigado. Abraço

    ResponderExcluir
  35. Mestre, tenho uma dúvida sobre o Chessimo. Nele existem dois tipos de finais, um com comentários e outro sem, qual que o senhor recomenda o estudo?

    ResponderExcluir
  36. Obrigado pelas dicas. Vou te chamar de mestre, pelo grau académico, segundo li nos comentários e pelo excelente ensino de xadrez!

    Tenho alguns dúvidas: eu tenho 1800-1900 de rating no lichess e imprimi os livros,
    1. Sharpen your chess tactics in 7 days - Gary Lane (já li até o 4º dia);
    2. How to calculate chess tactics - Valeri Beim; e
    3. Mikhail Tal the tactics genius.

    O que devo fazer?
    Devo interromper a leitura dos livros e seguir o seu método de treinamento de xadrez?

    ResponderExcluir
  37. Mestre, veja se a minha rotina de estudos está correta:

    Seg: 2 horas de finais + 1 hora de táticas;
    Ter: 2 horas de finais + 1 hora de táticas;
    Qua: 2 horas de finais + 1 hora de táticas;
    Qui: 2 horas de finais + 1 hora de táticas;
    sex: 2 horas de finais + 1 hora de táticas;
    Sáb: 1 hora de táticas + 1 partida de 1 hora contra o chessmaster 1oth edition
    Dom: 1 hora de táticas + 1 partida de 1 hora contra o chessmaster 1oth edition

    Sou um jogador que foi avaliado com 1445 de rating.

    ResponderExcluir
  38. Sensacional o texto, muito obrigado

    ResponderExcluir
  39. Com quanto de rating, aproximadamente da para chegar, fazendo o treinamento completo com o Chessimo?

    ResponderExcluir