terça-feira, 15 de julho de 2014

Mercado Livre! Abram os olhos contra esse site, pessoal!




Hoje eu queria falar do Mercado Livre, um site de vendas, que intermedeia negócios entre usuários.
Quem nunca sofreu CALOTE nesse site, que diga se estou errado ou não no que vou expor, rs.
Até eu já levei calote no Mercado Livre. Comprei um produto e nunca recebi, nem recebi meu dinheiro de volta.
Só que nunca fiz compra acima de cinquenta reais nesse site. Logo, meu prejuízo sempre foi pequeno.
Bem, vamos analisar a reputação dessa empresa no site RECLAME AGORA:
http://www.reclameaqui.com.br/indices/928/mercado-livre/
Até hoje, fizeram 34953 reclamações contra o ML. Sabem quantas eles responderam? Nenhuma!
Gente, eu disse que até o momento, já fizeram 34953 reclamações contra o Mercado Livre e NENHUMA, eu disse nenhuma, foi solucionada até o momento.
Em um vídeo do Youtube, estimaram que desde a abertura da empresa, 800.000 pessoas já foram lesadas de alguma forma:






Contudo, a gente nem precisa ler nada FORA DO AMBIENTE VIRTUAL do Mercado Livre, para vermos que se trata de uma empresa sem respeito algum para com seus clientes. Lendo neste site do ML:
https://www.mercadopago.com/mlb/ml.faqs.framework.main.FaqsController?pageId=FAQ&faqId=7341&categId=PCMP3&type=FAQ
Encontro o seguinte:
"3. Finalização da Reclamação

Se a reclamação for aprovada, o usuário receberá o valor correspondente ao anunciado pelo produto. Esclarece-se que o MercadoLivre pagará o valor correspondente ao preço do produto constante originalmente no anúncio, excluindo, dessa forma, outros gastos como frete, garantias e seguros. A seu exclusivo critério, o MercadoLivre realizará o pagamento mediante crédito do valor correspondente na conta gráfica de titularidade do Usuário no MercadoPago, ou por qualquer outro meio.

MercadoLivre somente aprovará as reclamações que considere pertinentes segundo seus critérios. Ainda que uma reclamação cumpra com todos os requisitos estabelecidos, MercadoLivre reserva-se o direito de indeferir a Reclamação feita no Programa de Proteção ao Comprador sem que esteja obrigado a justificar as razões por assim proceder e sem que isso acarrete qualquer direito a indenização ou ressarcimento ao denunciante.

Independentemente dos Requisitos para Participação do Programa, o usuário reconhece que, em situações analisadas a exclusivo critério do MercadoLivre, poderão ser realizados pagamentos de valores do Programa de Proteção ao Comprador, sem que isso constitua precedente, novação, nem modificação dos termos do Programa, sendo, portanto, mera liberalidade do MercadoLivre, não podendo ser reclamado em favor do usuário em qualquer situação.

O usuário que se beneficiar do programa compromete-se a não reclamar por qualquer eventual diferença entre os danos que sofreu e o quantum pago pelo programa em qualquer instância ou juízo."

Absurdo jurídico! 
A mera "liberalidade" da empresa, em ressarcir prejuízo de clientes, não pode jamais obstaculizar que este ingresse em juízo pedindo reparação de danos...

Nesse site aqui:

 http://www.reclameaqui.com.br/9431230/mercado-livre/esse-mercado-livre-tambem-sempre-me-dando-problema/

Chamou-me a atenção, o alerta feito por um certo Gabor Pal Papp. Uma pessoa reclamou que adquiriu um celular, por R$1.043,00, e faz um mês que ainda não recebeu o produto. O comprador foi reclamar no ML e bloquearam a conta dele! rs.

Ou seja, que país é este, né?

Mas vamos ler o alerta do Sr. Gabor Pal Papp:

"Gabor Pal Papp
15/07/2014 22:12

Nesse caso o MercadoLivre vai ficar definitivamente com seu dinheiro.
Amigo não perca tempo com eles não, no PROCON o ML já tem mais de 85000 reclamações e nada resolvido. Vá até a delegacia e faça um boletim de ocorrência por apropriação indébita, e entre com ação na justiça, no juizado de peq causas, incluindo indenização por danos morais de pelo menos R$ 5000,00. Não importa se o prejuízo monetário foi de 10 Real ou de 10000 Real, o prejuízo moral é o mesmo. Ta na cara que o ML não nos querem mais, inabilita com as mais levianas alegações e de quebra fica ainda com nosso dinheiro. Se já foi inabilitado, não tem como fazer contato com o MercadoPago. Denuncie ao ministério público crim(e).internet@dpf.gov.brTIRE O PARENTESIS da letra e. Na página da Junta comercial JUCESP pode baixar gratuitamente os contratos sociais do MP e ML, onde tem também o nome, cpf e endereço do administrador, quem é responsável por tudo que acontece na empresa e assina também a procuração de todos os diretores. A denuncia no ministério publico deve ser contra o administrador, já que não é possível colocar uma empresa no calebus, se elê não fez, terá que dedurar quem fez. Infelizmente você caiu nessa armadilha. Tudo esta apontando para o breve fechamento do ML. Nos atos de ML se nota nitidamente a tentativa desesperada de fazer caixa imediatamente, inclusive com o lançamento de títulos de divida na NASDAQ de 300 milhões de dólares. Estão fazendo um arrastão bloqueando todo dinheiro de usuários. Tem que agir rápido para não perder tudo. O ML já tem tantos processos em andamento, que o setor judiciário não tem pessoal suficiente para acompanhar, sendo julgado a revelia, e assim perdendo todos. Isso é compensada com propaganda exagerada, preferindo pagar a sentença, se livrando assim de calebus. Independente de ressarcimento terá que ser denunciado também no Ministério Publico. Assine ação publica no site:
http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR73193
".

Se é verdade isso que esse senhor diz, devemos, mais ainda, evitar qualquer tipo de negócio intermediado pelo Mercado Livre.

É esse meu alerta.

=========================================

Após 12 horas, que escrevi o texto acima, um amigo me observou que "o ML não tem culpa, que quem tem culpa é quem vende no ML, sendo que o site apenas intermedeia negócios, cabendo ao comprador analisar se o vendedor possui muitas classificações positivas, antes de fechar negócio".

Olha, com todo respeito ao amigo, o problema com o ML vai mais além. Isso porque o site foi muito além de simplesmente intermediar negociações entre terceiros.

Se olharem o vídeo que postei acima, verão isso. Um cidadão comprou um celular no ML, pagou com cartão, o dinheiro foi depositado na conta do ML. Pois o ML vai e bloqueia a conta do comprador e bloqueia a conta do vendedor. O dinheiro fica depositado na conta do ML, ou seja, prejuízo de mais de mil reais para quem comprou, pagou via cartão e nada recebeu. Enquanto a empresa lucra com a grana depositada em sua conta, que rende juros, o pobre comprador tem de buscar a justiça para tentar reaver o prejuízo.

Ou seja, é isso que tá acontecendo. São por essas atitudes que as pessoas vêm procurando as delegacias de polícia, para noticiar crimes, contra o Mercado Livre e não apenas contra quem oferta produtos nesse site.

Eu já tive experiências negativas de sobra com o ML, para desistir dele, quase de vez, pois admito que ainda compro, de vez em quando, sementes de pimentas. Mas nunca minhas compras ultrapassam trinta reais.

No início do ano resolvi vender algumas sementes de pimentas, da minha produção. Coloquei cinco anúncios, de cinquenta reais cada um, já que eu vendia pacotes com cinco qualidades raras de sementes de pimentas nucleares.

Não vendi nenhum pacote após um mês de anúncio.

Mas a fatura da publicidade no ML veio para que eu pagasse. Ou seja, paga-se pela simples exposição do produto, mesmo que não se efetive nenhuma venda.

Dai que eu fui entender porque muitos lançam produtos pelo preço fictício de um real, informando que negociarão o preço real do produto, fora do site.

Comprei há um tempo, sementes da suposta pimenta mais ardida do mundo, a Carolina Reaper. Plantei, nasceram malaguetas. Fui reclamar no ML, não aceitaram porque passou de 6 meses da compra. Mas claro! Uma pimenteira leva 6 meses para sair da condição de semente e se tornar planta com frutos...



Mercado Livre também não presta para quem vende! Veja o  vídeo:


Um comentário:

  1. Turbine Suas Vendas no Mercado Livre!

    Como Criar Anúncios Que Vendem
    Até 200% Mais no MercadoLivre Com
    Apenas Alguns Cliques e 10 Minutos….

    Acesse — > http://bit.ly/turbinesuasvendas

    ResponderExcluir